segunda-feira, março 22, 2010

Campo Mais Forte agrega mais 17 municípios

O Governo do Estado consolida nesta terça-feira 23 a segunda etapa do projeto Campo Mais Forte, executado pela Emater, estabelecendo parceria com 17 novos municípios para a ampliação da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural. A solenidade, a ser realizada no auditório da Emater, no Centro Administrativo, às 11h, contará com a presença da governadora Wilma de Faria e de prefeitos dos municípios beneficiados.

Na oportunidade, serão entregues veículos e kits de informática às prefeituras participantes, que fazem parte dos investimentos em infra-estrutura para execução dos serviços de assistência técnica. Os itens foram cedidos mediante termo de comodato, que determina a finalidade exclusiva de uso, pelas prefeituras, na prestação dos serviços aos agricultores familiares.

Cabe aos municípios, como contrapartida, ceder um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola para atuar no projeto. As ações desenvolvidas devem ser voltadas exclusivamente para os agricultores familiares.

O projeto Campo Mais Forte é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário com o Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e as prefeituras municipais. Estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões, valor que inclui não só a compra dos veículos e kits de informática, como também a construção de novas Escolas de Inclusão Digital e escritórios da Emater.

Nesta segunda etapa, foi destinado um recurso suplementar de R$ 405 mil, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com contrapartida do Governo do Estado para a compra de novos carros e computadores.

A parceria com as prefeituras terá inicialmente duração de 60 meses e faz parte do conjunto de iniciativas do Pacto Federativo de Assistência Técnica. Cada novo técnico envolvido vai repassar os conhecimentos de assistência técnica para 120 novos agricultores familiares por ano. Além de prestar assistência técnica e extensão rural voltada para a produção agropecuária, o "Campo Mais Forte" vai desenvolver ações de combate à pobreza, ao analfabetismo, à mortalidade infantil, à exclusão digital e garantirá a segurança alimentar e nutricional da população.

O Campo Mais Forte contempla um total de 87 municípios norte-rio-grandenses. Na primeira etapa, oficializada em janeiro deste ano, foram introduzidos 70 municípios das várias regiões do Estado.

SELO UNICEF – Na mesma solenidade, a governadora Wilma de Faria também doará 12 veículos aos municípios que atingiram as metas propostas pelo Selo Unicef. Os automóveis darão suporte ao trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Os 12 automóveis a serem entregues integram a frota de 43 veículos a serem repassados pelo Governo do Estado aos municípios que se destacaram na implementação de políticas públicas voltadas e em razão disso, receberam o selo Unicef. No final de fevereiro, a governadora Wilma de Faria entregou 15 dos 43 veículos previstos a municípios da região Seridó.

Nenhum comentário: