quarta-feira, março 10, 2010

Emater/RN é referência nacional

As Unidades de Processamento de Carnes e os Abatedouros Públicos instalados nos municípios de São Paulo do Potengi e Ceará Mirim são alvos da visita do prefeito de Camapuã, no Mato Grosso do Sul, Marcelo Pimentel Duailibi, e o criador de gado da espécie bovina daquele município, Rubens Catenacci.

Durante três dias eles visitam as instalações do projeto de abatedouro, que é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ciência e Tecnologia (MCT). O investimento nessas obras é de R$ 10,5 milhões. Dos 29 abatedouros programados, seis já estão em funcionamento, dez (em parceria com prefeituras municipais) em fase final de construção e mais 13 com os serviços sendo iniciados.

Marcelo Pimentel Duailibi disse que conheceu a experiência da Emater-RN com esse projeto, no próprio MDA, onde recebeu orientação para vir ao nosso estado. O prefeito mato-grossense do sul ressaltou que o seu município tem, em média, uma população de 15 mil habitantes, um rebanho bovino de 600 mil cabeças, com selo de qualidade, e não dispõe de frigorífico ou abatedouros para beneficiamento da carne.

Segundo o gerente do projeto, administrador da Emater-RN, Francisco Ivo Freitas, o objetivo dessa ação é reduzir o abate clandestino de animais e elevar o nível de sanidade da carne consumida no Estado. Nesses abatedouros são cumpridas todas as exigências dos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário: