quarta-feira, março 10, 2010

Prefeitura de Natal vai contratar presos para obras públicas

A Prefeitura de Natal vai contratar presos e egressos do sistema prisional para obras públicas e serviços na cidade. O decreto número 9.019, assinado pela prefeita Micarla de Sousa, foi publicado na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do Município (DOM).

"O decreto estabelece que em cada obra pública da Prefeitura de Natal, 3% das vagas existentes serão preenchidas por egressos do sistema prisional e outros 3%, por pessoas que ainda estejam presas. Tudo isso é baseado na Lei de Execução Penal (LEP) e obedece a necessidade de promoção da dignidade da pessoa humana, enquanto presidiária e egressa, concretizando o modelo de Estado Democrático de Direito brasileiro", falou o procurador geral do Município, Bruno Macedo Dantas.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social vai firmar convênio com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) para cadastrar dos presidiários e egressos aptos à contratação em obras e serviços da Prefeitura. A Sejuc, antes, vai informar o número de presidiários e egressos a ser contratados.

O decreto diz ainda que "as empresas que já estejam contratadas pelos órgãos da Administração Pública Municipal poderão, a qualquer tempo, aderir voluntariamente" ao projeto.

As características profissionais e psicossociais dos presidiários e egressos deverão ser compatíveis com o grau de complexidade da execução das obras e serviços.

Bruno Macedo disse ainda que cada preso ou egresso que prestar serviço à Prefeitura vai receber um salário mínimo. "Ficará a cargo do juiz de Execuções Penais determinar se o preso ou o egresso poderá sacar esse dinheiro todo ou se a família poderá sacar ou se o dinheiro ficará depositado em conta", explicou.

O decreto entra em vigor no prazo de 90 dias a partir de hoje.

Nenhum comentário: