terça-feira, abril 20, 2010

Castelo de Zé do Monte em Sitio Novo volta a ser destaque em rede nacional

O Castelo de Zé do Monte que destacamos em nosso blog, situado no município de Sitio Novo, mais uma vez foi destaque no cenário nacional, depois das emissoras globo e SBT, foi a vez da Rede Record através do humorista Shaulim em um quadro do programa tudo é possivel com Ana Hickmann aprensntado aos domingos, visitar o município e mostrar um castelo que foi erguido no alto da serra da tapuia, construído por José Antônio Barreto, ou Zé do Monte.
A História

Durante a Década de 40, José Antonio ao visitou a cidade de Pedro Avelino, no interior do Rio Grande do Norte, onde viu uma aparição de Nossa Senhora que modificaria a sua vida.

Segundo o seu relato, a imagem da santa surgiu como que esculpida na rocha e conversou algum tempo com ele, sobre o destino de construir castelos e sobre os recursos materiais e espirituais que haveriam de garantir a obra. Zé do Monte não se deixou desanimar pelo fato de não ter dinheiro, de não ter a mínima noção de engenharia ou arquitetura ou até mesmo de ter erguido uma parede durante toda a sua vida.

Depois da aparição, ele levou alguns anos para por em prática a missão. Nos anos 60. Decidiu que a hora havia chegado e começou a reformar sua casa, em uma rua no bairro das Quintas, em Natal. A casa é um mini castelo, com muitos azulejos, torres, portas e janelas, ameias e toda protegida por grades. Zé do Monte diz que ficou bem acabada, é bonita e mimosinha. Outros castelos foram surgindo, mas ele não tirava da cabeça o projeto de um sobre uma pedra, que tivesse uma lapa - para abrigar a imagem da santa - e se possível numa serra.

Ao descobrir a Serra da Tapuia, procurou o dono das terras e fez negócio, quando ocorreu uma coincidência. A venda só poderia ser realizada a um homem religioso, que prometesse preservar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que ali existia. E mais uma promessa foi feita. Numa área de 13 hectares, o castelo começou a ser construído e o que chama mais a atenção no seu aspecto externo são as 83 torres, que surgem dos mais diferentes locais, sem obedecer qualquer estética. Na parte interna, o que impressiona é a sua entrada, como nave principal e seus altares, que lembram uma igreja. Próxima a nave, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Nenhum comentário: