terça-feira, abril 20, 2010

Cursos oferecem mais de sete mil vagas gratuitas no RN

Mais de sete mil pessoas poderão participar gratuitamente da segunda etapa do programa de qualificação profissional, promovido pelo governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), com recursos do Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur 2). Ao todo, serão 5.894 vagas na capital potiguar, 1.378, em Parnamirim e 390 em São Gonçalo do Amarante - municípios que compõem o Polo Costa das Dunas.

O evento, que lançou oficialmente os cursos, foi realizado ontem, no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal. As inscrições gratuitas começam na próxima quinta-feira nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os alunos poderão se inscrever gratuitamente em cursos, como barman, garçom, camareira, organizador de eventos, cozinheiro, agente de turismo receptivo, qualidade no atendimento, manipulação segura de alimentos, empreendedorismo, qualidade no atendimento, além de informática, artesanato e línguas (inglês, espanhol e italiano).

"O RN vem fazendo o seu dever de casa adequadamente. Esta iniciativa é de fundamental importância para o turismo em nosso estado, porque vai gerar empregos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Há um alinhamento perfeito na equipe do governo", observou o secretário de Turismo do RN, Múcio Sá. Os recursos investidos somam mais de R$ 8 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Prodetur 2. A expectativa é de expandir, posteriormente, o programa para outros municípios, como Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso, em um convênio com o Ministério do Turismo.

"Nosso foco é trabalhar com os bairros pobres, que estão ao longo do corredor turístico, para que as pessoas tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho", destacou o coordenador do Prodetur, Carlos Alberto Medeiros. Em Natal, segundo ele, os bairros contemplados serão Ponta Negra, Mãe Luiza, África e Rocas; em São Gonçalo, Pajuçara; e em Parnamirim, Pium e Pirangi.

"Esta é uma visão empreendedora do estado, que vem em muito boa hora, especialmente por causa da proximidade da Copa do Mundo de 2014. Nosso objetivo é formar profissionais e não somente oferecer conhecimento teórico", destacou Laumir Barreto, diretor regional do Senac, executor do projeto no RN. O Prodetur é voltado para os estados do Nordeste, com o apoio do governo federal e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de desenvolver e consolidar a atividade turística na região.

Nenhum comentário: