quarta-feira, abril 28, 2010

Governo anuncia início das obras dos centros profissionalizantes no RN


O governador Iberê Ferreira de Souza anuncia para junho o início das obras dos 10 centros de ensino profissionalizantes que serão implantados no Rio Grande do Norte numa ação conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. O anúncio foi feito logo após a audiência que o governador teve com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta terça-feira (27) em Brasília. Os 10 centros vão totalizar investimentos da ordem de R$ 55 milhões, recursos dos governos do Estado e Federal.


Na audiência ficou acertada ainda a atuação conjunta entre os dois governos para agilizar a ampliação de 82 escolas de ensino médio no RN. Esta ação vai demandar investimentos de R$ 115 milhões, a serem partilhados entre Estado e União. Para isso, técnicos das secretarias estaduais da Educação (SEEC) e da Infra-estrutura (SIN) se somarão aos técnicos do Ministério da Educação, em Brasília, para dar início aos trâmites que definirão o cronograma das obras.

Tanto a implantação dos centros de ensino profissionalizantes quanto as ampliações das 82 escolas estaduais são projetos que constam do programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, mas em parceria com os estados. “O Rio Grande do Norte e o Paraná, foram os dois estados brasileiros que mais agilizaram as ações do programa Brasil Profissionalizado”, ressaltou o ministro Haddad.

Acompanhado do secretário de Educação Otávio Augusto Tavares, o governador Iberê Ferreira de Souza, destacou que “assim como o combate às drogas e à violência, a educação será prioridade nosso governo”.

Os 10 centros profissionalizantes serão implantados em Mossoró, Alto do Rodrigues, cuja licitação para as obras já está para ser aberta, Natal (no conjunto Parque dos Coqueiros e no bairro Pitimbu), São Gonçalo do Amarante (nos bairros Golandim e Santo Antônio), Tibau, Extremoz e Ceará-Mirim. As escolas profissionalizantes serão dotadas de toda infra-estrutura necessária para o aprendizado teórico e prático de segmentos profissionais como computação, mecânica e informática. A previsão é de que até o final do ano todas elas estejam concluídas.

Ainda em Brasília, Iberê teve encontro, também, no início da tarde com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, a quem pleiteou a liberação de recursos para diversas áreas do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: