terça-feira, abril 27, 2010

Nova Cruz

Um funcionário de uma empresa, que preferiu não se identificar para não ser demitido, disse que está cansado de trabalhar na madrugada, trocar o dia pela noite, para descarregar mercadorias que chegam no estabelecimento sem nota fiscal. A rotina de caminhões, carros e carretas que abastecem algumas empresas do comércio nova-cruzense - sem nota fiscal - costuma acontecer na madrugada, para driblar a fiscalização dos fiscais da Secretaria de Tributação do Estado. Na Av. Assis Chateaubriand, principal de Nova Cruz, o fluxo de caminhões que circulam na madrugada têm aumentado e o barulho além de perceptivo já incomoda parte da população.

Os empresários que fazem destas as artimanhas para não pagarem impostos, cometendo crime de sonegação fiscal, geram uma concorrência desleal com quem paga imposto, e ainda explora o trabalho noturno dos funcionários. Muitas vezes estes trabalhadores são submetidos a uma carga horária de trabalho excessiva, e ainda não recebem hora extra pelo abusivo. “A sonegação é grande. É muita mercadoria sem nota fiscal e nada acontece”, disse o funcionário.

Em Nova Cruz a fiscalização para combater a sonegação só existe por parte do Governo do Estado, que fiscaliza a parte que compete ao estado. Por não existir fiscais federais, os impostos destinados a união federal não são fiscalizados com rigorosidade, deixando os empresários livres para sonegarem e transformar a cidade de Nova Cruz num verdadeiro paraíso da sonegação fiscal.

Gazeta do Agreste

Nenhum comentário: