sexta-feira, abril 30, 2010

São João do Sabugi

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) destacaram a gestão do ex-prefeito de São João do Sabugi, Elísio Galvão (DEM), como uma da melhores do Brasil, devido ao resultado de crescimento que o município conquistou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre 2005 e 2007, período em que o democrata administrava a cidade.

Na gestão de Elísio, São João do Sabugi aumentou a média do Ideb de 2,1 para 4,4, conquistando mais do que o dobro da avaliação anterior à administração do democrata. O crescimento representa mais de 100%.

A cidade ficou acima da média nacional, que atingiu 4,2. O município teve o maior crescimento do Rio Grande do Norte, um dos maiores do país. Os números são do Ministério da Educação.

De acordo com a ex-presidente do Undime, Justina Iva, o resultado atingido por São João do Sabugi na gestão de Elísio chamou atenção da entidade e do Unicef para os fatores que impulsionaram um crescimento tão exorbitante. As duas entidades realizaram uma pesquisa nas escolas da cidade para identificar o que impulsionou a mudança.

O resultado da pesquisa, que também se estende a outros municípios brasileiros detentores de bons resultados, deverá ser divulgado nos próximos meses, no intuito de servir de exemplo para outras gestões.

De 2005 a 2008, São João do Sabugi conquistou também o prêmio de segundo melhor gestor em merenda escolar do Nordeste, o selo Unicef de amigo da criança e teve destaque como um dos melhores serviços de saúde do Seridó.

Nenhum comentário: