sexta-feira, maio 28, 2010

Mais Educação é discutido na ALRN


"Esta é uma das audiências mais importantes que eu já promovi", declarou o deputado Fernando Mineiro na abertura da audiência pública sobre o Programa Mais Educação, na manhã desta quinta-feira, 27.

"Hoje, nós teremos a possibilidade de acompanhar uma das mais incríveis micro-revoluções invisíveis que ocorrem por este país afora", acrescentou o parlamentar.

A atividade contou com a participação da coordenadora nacional do Mais Educação, Jaqueline Moll. Segundo ela, no RN, 286 escolas já aplicam o programa, sendo 168 estaduais e 118 municipais. Além de Natal, Mossoró, Parnamirim e Caicó estão contempladas no projeto.

A coordenadora também explicou que o Mais Educação é uma embrião para a implantação da escola de tempo integral e que é necessário mudar a concepção de educação vigente. "Não basta deixar as crianças seis horas apenas copiando o conteúdo do quadro. A instituição de ensino deve ser a porta de entrada para conhecer o mundo que nos rodeia", declarou Jaqueline Moll.

O Mais Educação tem como base a ação intersetorial, ou seja, a inclusão do acesso ao esporte, cultura, iniciação ao trabalho, educação ambiental, entre outras, além do currículo tradicional. A união com outros programas, como o PET (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) também é previsto no programa educacional.

"Este é um projeto que leva a sociedade brasileira a se perguntar o que ela entende por educação", afirmou a coordenadora, que chamou atenção, ainda, para a formação dos professores que irão atuar nesse novo modelo de educação. "É preciso trabalhar a ideia de educação integral nas universidades", declarou.

O secretário de Educação do Estado, professor Otávio Augusto Tavares, por sua vez, disse que só é possível construir políticas públicas em nossa sociedade através da pressão popular. "Façamos do Mais Educação um sonho possível", completou.

Falhas

Mineiro aproveitou a ocasião para ressaltar que, ainda que o programa tenha um idéario, existem falhas que devem ser sanadas. "Recebi muitas reclamações por meio do meu twitter antes do início da audiência", revelou.

Nenhum comentário: