quinta-feira, maio 20, 2010

Programa de qualificação e controle na área farmacêutica recebe adesão de gestores públicos

O Programa Hórus de qualificação e controle na área farmacêutica receberá a adesão de gestores públicos em solenidade que acontecerá nesta quinta-feira (20), 8h30, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde (Cefope), bairro do Tirol. O programa do Ministério da Saúde tem o objetivo de qualificar a gestão da assistência farmacêutica por meio da informatização dos almoxarifados e das unidades de dispensação de medicamentos.

O Programa permite a elaboração de indicadores de Assistência Farmacêutica, a melhoria ao acesso aos setores públicos, e possibilita intervenções em tempo real, gerenciando os medicamentos estrategicamente em qualquer ponto dos municípios.

O Hórus também atua no controle do prazo de validade dos medicamentos e do estoque das unidades de saúde. O programa estabelece uma interligação entre as diversas unidades e ao almoxarifado, além de identificar o custo da Assistência Farmacêutica por programas de saúde. “Este é um programa divisor de águas no tocante aos medicamentos”, afirmou Maria José Piretti, diretora da Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos).

Símbolo egípcio que significa saúde e felicidade – o Hórus - representa o recebimento correto e a racionalidade no uso dos medicamentos, além de permitir conhecer profundamente o perfil da população atendida, a origem das prescrições médicas e da demanda atendida e não atendida dos medicamentos.

No evento de adesão ao programa, estarão presentes técnicos do Ministério da Saúde e representantes do Estado e dos municípios do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: