segunda-feira, maio 24, 2010

Terror e pânico na estrada

Um ônibus da Viação Progresso que transportava passageiros do Recife para Natal foi assaltado na madrugada de sábado, quando passava na região entre Igarassu e Goiana, a 30km da capital pernambucana. Três homens fortemente armados invadiram o veículo e roubaram os pertences dos passageiros, que eram ameaçados a todo instante e obrigados a colocar as mãos na cabeça.


Segundo o relato de um passageiro, por volta das 0h40 o ônibus foi trancado por um carro com assaltantes, que desceram, apontaram os revólveres para o motorista e entraram no ônibus. Os bandidos entraram encapuzados, de armas em punho, e anunciaram o assalto.

Após roubar os pertences dos passageiros os assaltantes mandaram o motorista entrar numa estrada de barro e enveredar pelo canavial. Chegando numa clareira, pararam o ônibus e mandaram todo mundo descer. "Ficamos sentados no chão, sob a mira de quatro revólveres, num fim de mundo escuro, de madrugada. Eles revistaram todos os passageiros em busca demais objetos de valor e subiram de volta no ônibus para depenar o restante das bagagens", disse o passageiro.

Havia outro ônibus no local que havia sido sequestrado pelos mesmos bandidos horas antes. Os passageiros deste ônibus também estavam sentados no chão e com as mãos na cabeça. "Depois de levar tudo o que quiseram - celulares, dinheiro, notebooks, máquinas digitais, roupas, sapatos, etc - mandaram que a gente ficasse lá por mais noventa minutos e só depois saísse", disse o passageiro.

Ele conta ainda que após algum tempo um dos passageiros decidiu se arriscar e caminhou sozinho pelo canavial, chegando à BR e conseguindo contato com a polícia. Às 4h os passageiros chegaram na delegacia de Goiana para fazer o boletim de ocorrência. "Com muita gente de uma vez, a demora para fazer os BOs foi grande: apenas às 10h conseguimos retomar a viagem, exaustos, sem dinheiro, sem documentos, com fome e com raiva. Alguns passageiros preferiram ser levados pela empresa para o Recife. Chegamos em Natal às 14h", disse.

Rastreamento
O percurso Recife - Natal leva em média seis horas e de acordo com o setor de tráfego da Viação Progresso, em Recife, nos ônibus que não tem GPS, a empresa faz o controle de chegada e saída dos ônibus através de contato por telefone com os motoristas. A empresa não soube precisar quantos ônibus tem GPS mas disse que todos tem câmeras. Sobre este caso específico o funcionário não soube dar informações.

De acordo com o chefe do núcleo de comunicação da Polícia Rodoviária Federal do RN, inspetor Roberto Cabral, a PRF se os ônibus tivessem GPS esse tipo de assalto poderia ser combatido pois neste caso o veículo desviou da sua rota. "O sistema de rastreamento com certeza ajudaria, mas sempre que for possível é interessante que os passageiros evitem viajar no horário da noite, que é sem dúvida o horário mais perigoso", disse.
Diario de Natal

Nenhum comentário: