sexta-feira, junho 18, 2010

Plano estadual de saúde do homem é implantado no RN

Ampliar e facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde é o intuito do Plano Estadual de Atenção ao Homem do Rio Grande do Norte. Na manhã desta quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou um encontro com todos os coordenadores e profissionais que irão atuar no desenvolvimento e implantação das ações no Estado. A iniciativa faz parte da Política Nacional da Saúde do Homem lançada pelo Ministério da Saúde.

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada, segundo estatísticas nacionais do Ministério da Saúde. No dia 17 de agosto será realizado o lançamento oficial do Plano de atenção ao Homem no Estado, em um esforço conjunto para expandir os investimentos na estrutura da rede pública. Inicialmente três municípios recebem recursos do Ministério da Saúde para ações específicas envolvendo a saúde do homem, sendo Natal, Mossoró e Parnamirim. Os outros municípios receberão recursos do Governo do Estado.

Na Sesap a elaboração do plano está sendo feita pela Coordenadoria de Promoção a Saúde, por meio da Subcoordenadoria das Ações da Saúde. Segundo Uiacy Alencar, técnica responsável pela articulação do plano, questões socioculturais e educacionais impedem que os homens procurem o serviço de saúde, só o fazendo em casos terminais. Para Hugo Mota, Coordenador do plano, o objetivo das ações Estaduais e da Política Nacional é promover a quebra das barreiras, trazendo o homem para uma cultura de prevenção de doenças e o aproximando mais da rede de saúde.

Nenhum comentário: