quinta-feira, junho 17, 2010

VENHA-VER

A estrutura para a realização da 14ª edição da Festa de São Pedro 2010 da cidade do Venha-Ver já está sendo montada. Bandeiras e balões multicoloridos já enfeitam a cidade, que promove o maior e mais tradicional festejo a este santo de toda região do Alto Oeste potiguar.

Em todas as escolas serão realizadas pesquisas e trabalhos desenvolvidos para a perpetuação da cultura do folclore local, enaltecendo os santos juninos. Quadrilhas juninas serão apresentadas nos espaços escolares. Os grupos do Peti e dos Idosos farão também as suas apresentações culturais.

Toda a população se envolve neste momento, pois é grande a participação local, como também de visitantes e filhos ausentes que retornam à cidade de diversas partes do País para viverem dias intensos junto a seus familiares, numa prova da preservação da cultura local.

Comidas típicas serão degustadas em abundância, pois já é uma tradição entre os venhaveenses o hábito de receber bem seus convidados e turistas. Todos podem desfrutar de uma gastronomia rica e variada, onde se destacam os seguintes pratos: mugunzá, galinha caipira e cabidela, arroz de leite, baião de dois, além dos pratos típicos da época junina, sendo eles pamonha, canjica, bolo de milho, fubá, como também milhos cozidos e assados. Uma bebida típica da ocasião, o Aluá, produzido com a fruta do Ananá, parecido com o Abacaxi, é bastante consumido neste período.

A Prefeitura Municipal de Venha-Ver, através do seu prefeito Expedito Salviano, contratou as bandas Ferro Na Boneca, Mala Mansa e Anízio Júnior, para abrilhantar a festa, que terá oito horas de muita animação, só terminando com o nascer do sol.

Caravanas de todas as cidades circunvizinhas prometem marcar presença nesta grande festa, já inserida no calendário sociocultural do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: