terça-feira, junho 29, 2010

VENHA-VER


O município de Venha-Ver celebrou no último dia 26 sua "maioridade". Foram comemorados os 18 anos da chamada Emancipação Política. A história conta que duas famílias, uma de judeus e a outra de holandeses, deram origem à comunidade de Venha Ver.

A explicação da origem do nome Venha Ver é contada de várias formas pelos mais antigos. A mais conhecida pelos patriarcas refere-se ao namoro entre a filha de fazendeiro e um de seus escravos. Descontente com essa amizade, o fazendeiro decidiu mandar sua filha para outra região. Ao procurar pela filha na manhã do dia de sua partida, foi informado por uma escrava que "a moça estava proseando com o namorado". O fazendeiro não acreditou na conversa da escrava que não teve alternativa a não ser chamá-lo para comprovar pessoalmente sua informação. "Venha ver", teria dito a escrava.

Outra explicação para a origem do nome é relacionada aos fortes traços da cultura judaica (praticados inconscientemente pela população, que descende principalmente de cristãos novos), sendo descrita como uma provável fusão da palavra "vem" (do verbo vir, em português) com o termo hebraico "chaver" (pronuncia-se ráver), que significa amigo, companheiro. Ou seja, Venha-Ver seria algo como "Vem, Chaver" (Vem, Amigo).
 
O povoado, naturalmente, passou a se chamar Venha Ver, e a força do seu povo tornou possível que o pequeno arruado viesse a experimentar um gradativo crescimento. Ao longo dos anos, Venha Ver conseguiu se sobressair entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional. Até que no dia 26 de junho de 1992, por força da Lei nº 6.302, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo então governador, José Agripino, Venha-Ver alcançou sua autonomia política, desmembrando-se de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Em 3 de outubro de 1996 Salviano foi eleito o primeiro prefeito do município de Venha-Ver sendo reeleito em 1º de outubro de 2000.

Em 3 de outubro de 2004 apoiou a candidata vitoriosa, Maria do Socorro. Quatro depois, mais precisamente em 5 de outubro de 2008, Expedito foi reconduzido a prefeitura com uma vitória sobre até então prefeita Socorro Fernandes.

Nenhum comentário: