segunda-feira, julho 26, 2010

Governo entrega títulos de terra a 881 famílias na Serra de Santana

O Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), beneficiará nesta terça-feira (27) 881 famílias de agricultores com os títulos de suas terras. Fruto de convenio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Reordenamento Agrário, a entrega da documentação será feita pelo secretário da Seara, Paulo Henrique Macedo, em Cerro Corá e São Vicente, municípios da Serra de Santana, no Seridó norte-rio-grandense.

De acordo com Marcos George de Medeiros, coordenador de Programas Especiais e Gestão Estratégica da Seara, os agricultores familiares ocupavam suas áreas, há muitos anos, mas não possuíam escritura ou qualquer outro documento oficial. Com estes títulos poderão escriturar suas propriedades e acessar as políticas públicas, como financiamento, previdência, entre outros benefícios. 

Todas as propriedades foram medidas com o auxílio de GPS, através do método denominado georreferenciamento, o mais moderno e preciso da atualidade. Os imóveis rurais também foram registrados no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais. 

"Com a posse de seu patrimônio regularizada, essas famílias finalmente passam a ter direitos que antes não podiam usufruir, como o acesso a políticas públicas, tais como financiamento ou empréstimos para construção ou reforma e também o Pronaf, por exemplo", explicou.

O secretário da Seara resumiu que a ação do governo "representa o resgate da cidadania para milhares de famílias potiguares, aliada à segurança de, finalmente, ter um lar indiscutivelmente seu".

Nenhum comentário: