segunda-feira, julho 26, 2010

Prefeitos aguardam parecer do Governo sobre mudança na Companhia de Polícia de Patu

O Go­ver­no do Es­ta­do con­ti­nua sem uma res­pos­ta sobre a rei­vin­di­ca­ção de um grupo de pre­fei­tos da re­gião do Médio Oeste que com­preen­de a área de cir­cuns­cri­ção da 2ª Com­pa­nhia de Po­lí­cia Mi­li­tar (CPM), de Patu, que é uma su­bu­ni­da­de do 7º Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar - BPM, de Pau dos Fer­ros, para trans­for­mar a Com­pa­nhia de Po­lí­cia de Patu numa Com­pa­nhia In­de­pen­den­te. Os pre­fei­tos as­si­na­ram o do­cu­men­to e o pro­to­co­la­ram junto ao go­ver­no do Es­ta­do, rei­vin­di­can­do a trans­for­ma­ção da re­fe­ri­da Com­pa­nhia de Po­lí­cia, mas até o mo­men­to não ob­ti­ve­ram ne­nhu­ma res­pos­ta.

Nesse do­cu­men­to, subs­cri­to por vá­rios pre­fei­tos da re­gião, entre os quais a pre­fei­ta de Patu, Evi­lá­zia Gi­dê­nia são apre­sen­ta­das as ra­zões que jus­ti­fi­cam o plei­to.

O mo­vi­men­to pró Com­pa­nhia In­de­pen­den­te conta ainda com a par­ti­ci­pa­ção di­re­ta de po­li­ciais mi­li­ta­res lo­ta­dos na sede da su­bu­ni­da­de, que, assim como as au­to­ri­da­des em­pe­nha­das nessa luta, al­me­jam me­lho­rias para a se­gu­ran­ça pú­bli­ca de Patu e da re­gião. Se­gun­do re­la­tos dos pre­fei­tos, o que todos que­rem são me­lho­res con­di­ções de tra­ba­lho e maior es­tru­tu­ra fí­si­ca e de equi­pa­men­tos.

A trans­for­ma­ção da CPM de Patu em Com­pa­nhia In­de­pen­den­te iria pro­pi­ciar vá­rias van­ta­gens e seria um passo im­por­tan­te para que a Com­pa­nhia fosse trans­for­ma­da num Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM), in­clu­si­ve por­que já exis­te uma ra­zoá­vel es­tru­tu­ra fí­si­ca para isso, muito em­bo­ra seja ver­da­de que o pré­dio que abri­ga a CPM de Patu, de quase qua­tro dé­ca­das, ne­ces­si­ta de uma ampla re­for­ma.

No Es­ta­do, ou­tras su­bu­ni­da­des da Po­lí­cia Mi­li­tar foram trans­for­ma­das, como foi o caso do Des­ta­ca­men­to de Po­lí­cia Mi­li­tar (DPM) de Mar­tins, que foi trans­for­ma­do pelo go­ver­no em Pe­lo­tão Des­ta­ca­do da PM, além de Ba­ta­lhões que foram cria­dos nes­ses úl­ti­mos anos.

Nenhum comentário: