quinta-feira, agosto 26, 2010

90% dos municípios decretam emergência


90% dos municípios da Região Oeste do Rio Grande do Norte já decretaram estado de emergência em decorrência por já está faltando água e alimento na zona rural. A informação é do presidente da Associação dos Municípios da Região Oeste (AMORN), prefeito Marco Aurélio, de Riacho da Cruz, que ontem se reuniu com o secretário Leonardo Arruda, da Secretaria de Interior Justiça e Cidadania, em Natal.

Os decretos já estão sendo publicados pelos prefeitos no Diário Oficial do Estado e em jornais de grande circulação na região desde julho. O município de Caraúbas publicou o decreto terça-feira. Ontem, foi o município de Riacho da Cruz. "Muitos dos outros municípios também já decretaram e já começaram o trabalho de reconhecimento do Governo do Estado e Federal, para receber o socorro às vítimas da seca, especialmente os mais carentes", diz Marco Aurélio.

Em todos os decretos publicados até agora, os prefeitos e seus respectivos presidentes das Comissões de Defesa Civil estão reclamando que está faltando água e pasto para os rebanhos. Na grande maioria também fazem relatos de que o abastecimento está sendo feito com carro-pipa, inclusive para o consumo animal. Em cidades com áreas rurais muito extensas, como Apodi, o quadro é mais difícil, pois requer abastecimentos de comunidades distantes.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: