terça-feira, agosto 17, 2010

Caern elabora programa para reduzir perdas e melhorar oferta de água no Agreste e Trairi

Uma equipe especializada da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai iniciar, a partir da próxima segunda-feira (23), uma série de visitas de trabalho a todas as cidades, distritos e comunidades rurais abastecidos através do Sistema Adutor Monsenhor Expedito para definir os pontos para a instalação de macromedidores. O objetivo é a elaboração de um plano de combate às perdas e, consequentemente, melhorar a oferta de água para uma população de aproximadamente 200 mil habitantes. 

A adutora Monsenhor Expedito tem captação na Lagoa do Bonfim, produz 1,8 milhão de litros de água por hora e abastece 30 cidades e cerca de 200 comunidades rurais, onde serão instalados aproximadamente 250 macromedidores de alta precisão. Após a visita para detectar os locais, serão instalados medidores da vazão, registros de manobra, válvulas redutoras de pressão e juntas mecânicas, que proporcionarão condições para a execução de um balanço hídrico completo do sistema adutor. A partir desse diagnóstico, serão identificados os locais onde estão acontecendo os maiores índice de perdas, possibilitando dados para a elaboração do Plano de Combate às Perdas.

Com esse trabalho, a Caern vai acompanhar o fluxo de água entre as estações elevatórias reduzindo, desta forma, a área de pesquisa para detectar vazamentos ou desvios, os conhecidos "gatos", responsáveis por um elevado índice de perdas. Também vai monitorar o volume de água entre uma elevatória e o reservatório da cidade, estreitando mais ainda a área de pesquisa para evitar e combater desperdícios, pois terá a certeza do volume produzido e o armazenado para distribuição. Todos esses benefícios vão contribuir para manter a distribuição contínua de água e oferecer melhores condições de saúde e conforto à população. 

Serão beneficiadas as cidades de Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serra Caiada, Tangará, São José de Campestre, Lagoa D´Anta, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Japi, Serrinha e Senador Elói de Souza, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Lagoa de Velhos, Sítio Novo, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Santa Maria, Santa Cruz. Lajes Pintada,Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e São Bento do Trairi.

Em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, os investimentos dos governos federal e estadual vão ultrapassar R$ 1 bilhão, até o final de 2010, em todas a região do Estado. Trata-se do maior volume de recursos já investido no Rio Grande do Norte, suficientes para duplicar o atendimento em saneamento básico em Natal e no interior, após a conclusão das obras iniciadas e as que vão começar, já com os recursos alocados.

Nenhum comentário: