sexta-feira, agosto 13, 2010

O Primeiro Frente a Frente

No primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, promovido pela TV Band/Diário de Natal, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram alvo de ataques pelos demais candidatos, e, no geral, muito pouco de propostas práticas foram apresentadas aos eleitores. Os momentos mais quentes do debate foram quando os candidatos perguntaram entre si e, em dois momentos, Rosalba Ciarlini pediu direito de resposta por ataques à sua postura como senadora, os dois negados pela organização do evento. O debate foi realizado no Versailles Recepções, Zona Sul da cidade e contou ainda com as participações Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC).
O que pretendem fazer na condição de governador que estará administrando o estado durante a Copa do Mundo de 2014, quando Natal será uma das cidades sede do evento, para garantir a estrutura necessária, foi tema da primeira exposição dos cinco candidatos a governador do estado que participaram ontem do primeiro debate da atual campanha, promovido pela TV Band em parceria com o Diário de Natal, no Versailles Recepções, Zona Sul da cidade. Participaram do debate os candidatos Iberê Ferreira de Souza (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM), Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC).

O candidato Sandro Pimentel, primeiro a responder, destacou que o Aeroporto de São Gonçalo que ia ser entregue no início de 2009, "ficou na conversa". "É um investimento importantíssimo para receber a Copa e garantir os investimentos no estado", disse, criticando ainda a derrubada da creche do Centro Administrativo para a construção do Estádio das Dunas. Rosalba Ciarlini, na sequência, afirmou que vai atuar para que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante seja construído o mais rápido possível, e destacou as obras de mobilidade como prioridade para garantir o sucesso da Copa.

O terceiro, Roberto Ronconi, questionou o preparo da cidade para o evento. Já Carlos Eduardo disse que vai garantir toda estrutura necesária. "Vamos executar o pró-transporte, vamos garantir saneamento, segurança e saúde para potencializar o turismo e garantir a Copa do Mundo em nossa cidade", disse.

Iberê Ferreira, o último a responder, afirmou que a escolha de Natal para receber a Copa foi "fruto da ousadia do nosso governo". "Pouca gente acreditava que Natal fosse capaz de sediar a Copa, mas nós governo acreditou e conseguiu", disse, prometendo investimentos em qualificação e destacando a geração de empregos e o legado econômico que a Copa deve trazer. O tema saúde abriu o segundo bloco, com Roberto Ronconi perguntando a Iberê Ferreira como ele via a situação do sistema de saúde do estado. O candidato do PTC fez referência à recente batalha de Iberê contra o câncer.

Acirramento
O debate começou a esquentar no terceiro bloco, quando o candidato Sandro Pimentel perguntou a Roberto Ronconi o que o adversário achava dos senadores do RN estarem entre os piores do país e um deles - Rosalba Ciarlini - "ainda ser candidata ao governo do estado". Na tréplica de pergunta a Roberto Ronconi, criticou "candidatos que passam quatro anos no Senado sem fazer nada e depois querem pedir o voto", o que gerou o primeiro pedido de direito de resposta de Rosalba, negado pela produção. O clima mais quente fez assessores da candidata entrarem no cenário de debate para falar com a candidata antes mesmo do mediador, Luciano Júnior, chamar o intervalo.

Na seqüência, Iberê Ferreira perguntou a Sandro Pimentel que projeto ele teria para as pequenas empresas. Sem responder diretamente, Sandro fez críticas à política do governo com os servidores e criticou a ida do governador a SP para fazer o tratamento do câncer, "em vez de fazer os tratamentos na rede pública do estado". "Se ficasse aqui, já teria morrido", atacou. Iberê desconversou, disse que o tema eram microempresas e que, nesta área, tinha apresentado uma série de projetos como governador.
Candidatos fazem avaliação do evento, citando os pontos altos e baixos.

A candidata do DEM, Rosalba Ciarlini sentiu falta do direito de resposta, tendo em vista que o candidato Sandro Pimentel (PSol) fez acusações, indiretamente, à sua vida pessoal. Sandro comentou que a senadora utilizou recursos públicos para fazer viagens com a família. "Ele não disse meu nome, mas foi a mim que se referiu. Falou uma inverdade e de forma agressiva. Mas esses momentos são bons para apresentar nossas ideias. Só gostaria de ter tido mais tempo", declarou.

O ex-prefeito Carlos Eduardo também reclamou do tempo para falar de seus projetos para o governo e espera que em próximos debates tenham oportunidade de falar mais sobre suas ideias. O candidato Roberto Ronconi elogiou a organização do evento e espera que outras emissoras tenham a mesma iniciativa. Sobre o debate, achou bom, mas também se queixou do tempo.

Para Sandro Pimentel os demais candidatos tiveram medo de lhe fazer perguntas. "Eles me evitaram e para mim esse foi o ponto baixo do debate. O governador Iberê Ferreira de Souza fez uma boa avaliação do debate e disse que espera outras oportunidades para falar mais de suas propostas.

Nenhum comentário: