domingo, agosto 01, 2010

Pesquisadores condenam água de Pau dos Ferros

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) deverá divulgar nos próximos dias um estudo feito por especialistas da IFRN, apontando um alto grau de poluição da água das barragens de Pau dos Ferros, Acari (Gargalheiras) e Lucrécia.

O mesmo estudo aponta que a água da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, tem um alto teor de pureza. Melhor, inclusive, do que algumas marcas de água mineral vendida em garrafões em várias cidades do Estado. As Barragens Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu, e Itans, na região Seridó, apresentaram qualidade de água razoável. Requer cuidados.

O pesquisador do IFRN Ronaldo Fernandes Diniz, que coordenou o estudo, confirma a informação. Diniz, assim como os demais pesquisadores de sua equipe, se mostram preocupados com o quadro de poluição avançada da Barragem de Pau dos Ferros, Gargalheiras e também do açude de Lucrécia. "Esses reservatórios abastecem várias cidades", justifica a preocupação.

Já, com relação à Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, os pesquisadores se mostraram surpresos com os resultados das análises feitas em amostras coletadas no período de janeiro a março de 2010. "Em todas as amostras as propriedades microbiológica, físico-química e biológica foram excelentes, melhor que muita água mineral", explica a pesquisadora André Lessa, doutora em ciências biológicas e professora do IFRN.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: