sexta-feira, agosto 13, 2010

RN terá tropas federais em 20 municípios

O Tribunal Regional Eleitoral reuniu na manhã de ontem representantes dos órgãos de segurança pública do estado e da União para discutir o esquema a ser montado para as eleições de outubro. O TRE já deferiu o pedido de envio de tropas federais para 20 municípios potiguares, que reúnem 176 mil eleitores, e o número pode aumentar até o dia da votação. Todas as autorizações ainda terão de ser confirmadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



As Forças Armadas irão contar com apoio das policiais Federal, Militar, Civil e Rodoviária para garantir a tranquilidade dos eleitores e candidatos. Somente a PF deve disponibilizar 10 equipes para o trabalho preventivo nos dias que antecedem a votação. Apesar das ações, o magistrado lembra que até agora não há motivo para maiores temores. “Acho que as eleições vão transcorrer dentro da normalidade e teremos muita tranquilidade, até porque este ano a presença da Polícia Federal, que é a polícia judiciária eleitoral, é ainda mais significativa”, ressalta.



Nas eleições de 2008 o Rio Grande do Norte bateu o recorde de presença de tropas federais. Um total de 107 municípios solicitaram a segurança das Forças Armadas no primeiro turno daquele ano. Em todo o Brasil o TSE aprovou o envio para 341 cidades DE 11 estados. Somente o Pará se igualou ao RN, com exatamente 107 cidades atendidas. A expectativa do TRE/RN é que para as eleições deste ano o Tribunal Superior Eleitoral se pronuncie nas próximas semanas, a respeito dos pedidos encaminhados pela corte potiguar.

l 7ª ZE SÃO JOSÉ DE MIPIBU : São José de Mipibu. Justificativas: Comprometimento político-eleitoral da Força Policial local; candidaturas de políticos locais aos cargos objetos do pleito; a extensão do município com vários distritos na zona rural com difícil acesso ao centro da cidade; necessidade de reforço através das tropas federais.

l 30ª ZE MACAU : Macau e Guamaré. Justificativas: Histórico de conflitos e tumultos, inclusive nos próprios locais de votação; disputa política bastante acirrada.
l 31ª ZE CAMPO GRANDE : Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar. Justificativas: Região bastante conflituosa, com a ocorrência de vários homicídios, culminando com a chacina de políticos locais.
l 35ª ZE APODI : Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes. Justificativas: Disputa política bastante acirrada; grande extensão territorial do município sede; Zona Eleitoral composta por mais quatro cidades.
l 36ª ZE CARAÚBAS : Caraúbas. Justificativas: Situação crítica da segurança pública na região; elevado índice de violência; contingente policial insuficiente.
l 38ª ZE MARTINS : Serrinha dos Pintos. Justificativas: Disputa política bastante acirrada; histórico de conflitos.
l 44ª MONTE ALEGRE : Lagoa Salgada. Justificativas: Região com grandes problemas de segurança pública; histórico de incidentes e conflitos.
l 45ª CAICÓ : São Fernando e Timbaúba dos Batistas. Justificativas: Grande extensão territorial da zona rural do município de São Fernando, o que dificulta o policiamento; disputa política bastante acirrada; histórico de conflitos e contingente policial insuficiente.
l 47ª PENDÊNCIAS : Pendências e Alto do Rodrigues. Justificativas: Ocorrência de tumultos e perturbação à ordem pública, com baderna e vandalismo; contingente policial muito pequeno, inclusive nas eleições passadas; clima político das cidades encontra-se muito tenso; em eleições passadas, a presença das Forças Armadas garantiu a tranquilidade dos pleitos.
l 48ª PEDRO AVELINO:Pedro Avelino. Justificativas: Disputa política bastante acirrada; grande extensão territorial do município sede; necessidade da Força Federal na localidade
l 52ª SÃO BENTO DO NORTE: Galinhos. Justificativas: Área de difícil acesso e escassez de policiais; necessidade da Força Federal na localidade.

Fonte: TRE/RN




Nenhum comentário: