sábado, agosto 07, 2010

Secretário de Saúde de Sitio Novo também está entre os 100 melhores do país.

Quero deixar aqui meus parabéns ao município de Sitio Novo que mais uma vez é referência no cenário nacional, desta vez em um dos serviços mais debilitado no país, a Saúde Pública.

O município que soma pouco mais de cinco mil habitantes e está localizado na Região do Pólo Agreste/Trairi, conseguiu um dos mais desejado e importante prêmio para quem está à frente de uma política pública que é o “Prêmio de Qualidade e Excelência na Saúde Pública”.
   
O blog conversou com o secretário municipal de Saúde de Sitio Novo Josué Ferreira Lima, que foi escolhido e também está entre os cem melhores secretários de Saúde do País.

O Secretário Josué Ferreira aproveitou a abertura da 1º Capacitação de Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva, evento que foi realizado durante os dias 05 e 06 em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e coordenado pelo Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), para comunicar a todos que participavam do primeiro dia de Capacitação, sobre a escolha de seu nome como gestor da saúde municipal de Sitio Novo, para receber um prêmio pela qualidade e excelência na saúde pública sitionovense. 

O “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários da Saúde 2010, que acontecerá entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Camboriú, Santa Catarina.

De acordo com os organizadores do evento, o prêmio é destinado a gestores públicos que são destaque em nível nacional e um reconhecimento pela gestão desenvolvida por eles à frente das secretarias de Saúde dos municípios onde atuam.
  
Josué Ferreira de Lima assumiu a secretaria em fevereiro de 2009, com o propósito de gerenciar e melhorar a saúde municipal.

Entre os desafios que o secretário enfrentou, estavam às demandas nas marcações de exames, consultas e principalmente a dificuldade de conseguir médico com plantões de 24 horas para o Distrito da Serra da Tapuia.

Uma das primeiras medidas tomada pelo secretário foi a padronização do fardamento de toda a rede municipal de Saúde. A segunda medida foi colocar 90 mil reais de equipamentos que estavam parados em funcionamento.  

“Conseguimos aumentar a quantidade de Ultrassonografias, que antes o município dispunha de apenas 3 vagas mensais para este tipo de exame. Hoje, são realizadas no próprio município 30 Ultrassonografias por mês. Aumentamos ainda especialidades de atendimentos médicos, além de Clínico Geral e Ginecologista que já existiam, conseguimos ofertar Cardiologista e Ortopedista. Já a demanda para realização de exames de endoscopia eram de 150 pacientes, demos prioridade a estes pacientes e conseguimos zerar o número de pessoas em espera”.

“Daqui para o final do ano deste Ana estaremos instalando uma academia com piscina ao ar livre para os nossos idosos”. Declarou Josué Ferreira.

Nenhum comentário: