terça-feira, setembro 14, 2010

Governo começa a implantar o Telemedicina em todo o RN

 O Governo do Estado começou a implementar o serviço de Telemedicina. A partir desta segunda-feira (13), os municípios potiguares começam a receber o eletrocardiógrafo em suas unidades de saúde. Ao todo serão entregues 238 eletrocardiógrafos em todos os municípios do Estado. "Esse programa irá estender o atendimento especializado para todas as partes do Estado, salvando muitas vidas", ressalta o governador Iberê Ferreira. O serviço será coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap)


De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Carlos Eduardo Costa, profissionais de unidades de saúde na Grande Natal já estão sendo qualificados para operar o serviço. "Na sequência, treinaremos os profissionais das outras regiões do Estado", disse.

Com o serviço Telemedicina será possível que exames de eletrocardiograma (ECG) realizados nos postos de saúde - que não dispõem de médicos especializados - sejam encaminhados para a Central da Telemedicina, que responderá em questão de minutos com seus respectivos laudos.

De posse da leitura do exame e do laudo, o médico do posto de saúde terá condição de fazer o tratamento inicial, e, se for o caso, encaminhar o paciente para um especialista ou um hospital de alta complexidade. Essa ação beneficia o paciente que, em tempo hábil e na sua própria comunidade, recebe o diagnóstico especializado e o tratamento médico eficaz. 

Além de reduzir os custos, por evitar que o paciente necessite de tratamentos de alta complexidade, o sistema irá amenizar a carência na prestação do serviço por contar com um cardiologista de plantão 24 horas por dia.



Serviço


Com o sistema, o usuário poderá se consultar com um médico de qualquer especialidade e fazer o exame eletrocardiograma. Em seguida, a unidade de saúde entra em contato com o Centro de Telemedicina, através de um número 0800, e terá dentro de minutos a avaliação e o laudo de um cardiologista de plantão, via fax ou email.

Os exames ficam gravados em um servidor no Centro, desse modo, ao ser repetido o eletrocardiograma poderá ser feita uma comparação com o diagnóstico que foi dado anteriormente.

Outro benefício do serviço é que todas as informações são arquivadas em bancos de dados com confidencialidade, segurança, integridade e acessibilidade. Isso irá evitar a repetição desnecessária de exames e vai facilitar a obtenção de estatísticas dando uma maior transparência na contabilização de serviços prestados.

Nenhum comentário: