sexta-feira, setembro 03, 2010

Presidente do TRE/RN inaugura 8º Fórum Eleitoral construído em sua administração

Ao entregar a obra do oitavo fórum iniciado e concluído em sua gestão, em Santo Antônio na noite de desta quarta-feira (01), o desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Expedito Ferreira de Souza, disse que sua missão foi cumprida à frente da instituição no sentido de dar ainda mais credibilidade e transparência à Justiça Eleitoral potiguar. “Todo o trabalho, nesses últimos dois anos, foi desenvolvido para a valorização dos servidores e o fortalecimento da democracia”, frisou ao falar aos presentes à inauguração do Fórum Procurador José Sátiro de Souza Nunes, sede da 13ª Zona Eleitoral.

Ele lembrou que a construção de 12 unidades próprias da Justiça Eleitoral no interior do Estado é hoje fato reconhecido pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral não apenas pelo esforço das inaugurações e preparação para a construção de mais seis, entre eles o de Parnamirim, mas sobretudo quanto a qualidade dos projetos de arquitetura e engenharia. Sem falar na questão do custo, já que os fóruns do TRE/RN também ficaram conhecidos pelo preço abaixo da média em comparação com outras regiões do país.

“A diretora geral Andréa Campos foi convidada pela Administração do TSE para integrar a comissão que irá padronizar todos os cartórios eleitorais do Brasil”, salientou o presidente.

O desembargador que conclui seu mandato hoje destacou também o homenageado que denomina o prédio de Santo Antônio, procurador José Sátiro de Souza Nunes, enfatizando a sua trajetória de servidor da Assembléia Legislativa ao cargo de Procurador de Justiça do Rio Grande do Norte.

“Ao ser comunicado que o Fórum levaria seu nome, Sátiro questionou as razões da escolha, que engrandece e emociona a ele e a nós, seus familiares”, agradeceu a desembargadora Judite Nunes em nome da família do homenageado, presente ao ato inaugural. Ela lembrou da relação profissional do procurador com a cidade de Santo Antônio e dos profissionais do Direito, contemporâneos de Sátiro desta época, como o então procurador geral Otalício Pessoa da Cunha Lima, o desembargador Rafael Godeiro, presidente do Tribunal de Justiça do RN, e o Dr. Jerônimo Rosado Neto.

“Como promotor de Justiça da Comarca, inclusive com atribuições na Justiça Eleitoral, foi incansável no sentido de bem representar o Ministério Público, sempre trabalhando em prol do que acreditava ser o certo, fazendo leve e compensadora a tarefa desempenhada” – reforçou a desembargadora.

O prefeito de Santo Antonio, Gilson Oliveira, lembrou que o fórum beneficia a todos os municípios da região e enfatizou que a Justiça Eleitoral tem prestado relevantes serviços à população da região. O Fórum da 13ª vai atender a um eleitorado de 40.884 cidadãos distribuídos pelo município-sede e mais Várzea, Serrinha, Lagoa de Pedras, Passagem e Jundiá.

“Instalada em modernos padrões de eficiência, esta obra vai fortalecer a democracia em Santo Antonio”, afirmou o juiz daquela zona eleitoral, Eduardo Feld.

Entre diversas autoridades, também compareceram à solenidade, os juízes da Corte Eleitoral Ricardo Moura e Marcos Duarte, o procurador regional eleitoral, Ronaldo Chaves, o juiz de direito, Roberto Guedes (ex-membro do Pleno do TRE/RN), o promotor eleitoral da 13ª ZE, Gerson Barbosa de Souza, o procurador da Assembleia Legislativa, Israel Nunes, o secretário estadual de Esportes, Júlio Protásio, a promotora Rebeca Nunes, e o procurador regional do Estado José Duarte Santana, representando na cerimônia o Governo do Estado.

Nenhum comentário: