domingo, outubro 31, 2010

A política de Sitio Novo é comandada pelas mulheres

Com a vitória da primeira presidente do Brasil Dilma Rousseff, o município de Sitio Novo passará a ser totalmente administrado politicamente por as mulheres, já que a frente do executivo Municipal, estão as senhoras Wanira de Holanda Brasil como Prefeita e Evanilda Maria Mafra como Vice-Prefeita, no legislativo dos nove vereadores cinco são mulheres, no executivo estadual recentemente tivemos a vitória da Senadora Rosalba Ciarlini que assumirá o Governo do Rio Grande do Norte  em Janeiro.

Faz só 78 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.  

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

Com isso, quero aqui parabenizar a todas essas mulheres que não ficaram contentes em penas votar e seguiram o exemplo de Alzira Soriano, eleita a primeira mulher a ocupar um cargo eletivo no país sendo prefeita de Lajes/RN, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.

Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador João Bosco de Lima. As primeiras mulheres eleitas senadoras, em 1990, foram Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). Suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato dele quando o tucano se tornou ministro do ex-presidente Itamar Franco.

Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão. Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral --que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.

A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982. Hoje, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres --chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra.

Hoje 31/10/2010, a petista Dilma Rousseff entra para historia do Brasil sendo eleita a primeira Presidente da Republica ao derrotar no segundo turno o tucano José Serra.

Parabéns Dilma.

Nenhum comentário: