terça-feira, outubro 05, 2010

Votação biométrica atrasa votação no município

Em Ca­raú­bas, a elei­ção bio­mé­tri­ca aca­bou re­sul­tan­do em atra­so na vo­ta­ção, sendo con­si­de­ra­da o mo­ti­vo para as gran­des filas e as de­mo­ra para votar. Em al­gu­mas sec­ções, o pe­río­do de vo­ta­ção foi além das 20 horas.

Al­gu­mas pes­soas que che­ga­ram às sec­ções para votar ti­ve­ram que es­pe­rar mais de três horas nas filas. Em­bo­ra os re­pre­sen­tan­tes do Tri­bu­nal Re­gio­nal Elei­to­ral (TRE) não te­nham ad­mi­ti­do, o pro­ble­ma foi o novo sis­te­ma bio­mé­tri­co que di­fi­cul­tou o an­da­men­to do plei­to. Além disso, o fato de ter que votar em seis can­di­da­tos di­fi­cul­tou a vo­ta­ção de mui­tos elei­to­res que se mos­tram des­pre­pa­ra­dos para votar. Em al­guns casos o elei­tor per­ma­ne­ceu mais de 20 mi­nu­tos na ca­bi­ne de vo­ta­ção e teve que re­ce­ber ajuda dos me­sá­rios para con­cluir o voto. 

O sis­te­ma bio­mé­tri­co foi tes­ta­do em 16 mu­ni­cí­pios do Rio Gran­de do Norte, ainda não está to­tal­men­te apro­va­do e re­pe­tiu a mesma de­mo­ra de quan­do foi rea­li­za­do o re­ca­das­tra­men­to bio­mé­tri­co. Se­gun­do al­guns elei­to­res, o equi­pa­men­to de­mo­ra­va a re­co­nhe­cer as im­pres­sões di­gi­tais e, por isso, fez de­mo­rar tanto o pro­ces­so.

Nenhum comentário: