segunda-feira, novembro 08, 2010

Estado dá início à matrícula antecipada de alunos especiais na rede pública

Começou nesta sexta-feira, 5, as matrículas antecipadas para alunos portadores de necessidades especiais na rede pública estadual de ensino. As matrículas antecipadas para o ano de 2011 poderão ser feitas até o final de dezembro e abrangem também os alunos com altas habilidades/ superdotação e transtornos globais de desenvolvimento. O responsável pelo aluno deve procurar a escola mais próxima, nos três turnos e garantir a sua vaga.

O objetivo das matrículas antecipadas é assegurar a presença de alunos especiais nas classes comuns do ensino regular. Para garantir a capacidade da escola de incluir estudantes com algum tipo de deficiência no ensino regular, o Governo do Estado tem investido na capacitação e formação continuada de professores para a Educação Especial.

Nos últimos três anos, foram capacitados, de forma direta, mais de 1.500 educadores. Por outro lado, o Estado desenvolve, em parceria com o governo federal, programa de acessibilidade arquitetônica nas escolas e vem implantando salas de recursos multifuncionais. As salas contam com material pedagógico, máquina Braille e equipamentos de informática.

O Governo do Estado entregará, neste mês de novembro, mais três novos ônibus adaptados para o transporte de estudantes com mobilidade reduzida. Nesses novos ônibus, o Estado está investindo R$ 515 mil.

Com os novos veículos, a Secretaria de Educação passa a contar com seis ônibus adaptados para atender o transporte de alunos, de casa para a escola e da escola para a casa, da rede pública estadual em Natal.

"Esses alunos estão crescendo, se socializando e criando uma autonomia que não tinham antes", observa Joiran Medeiros, subcoordenador de Educação Especial do Estado.

O Rio Grande do Norte tem hoje cerca de 10 mil alunos especiais devidamente incluídos e freqüentando a rede pública de escolas e instituições de atendimento educacional especializado. São alunos, em sua maioria, na faixa etária de 12 a 18 anos. Vários deles já chegaram a universidade e a faculdades locais.

Nenhum comentário: