quarta-feira, novembro 17, 2010

Governo do Estado reúne ganhadores dos leilões de energia eólica para tratar da implantação dos parques

O Governo do Estado reuniu empresários ganhadores dos leilões de energia eólica para tratar do andamento das implantações dos parques dentro do prazo previsto. A reunião, ocorrida no auditório da Fiern na tarde desta terça-feira (16), contou com as presenças das 35 empresas vencedoras dos leilões de energia eólica realizados nos últimos dois anos e do presidente regional da Associação Brasileira de Energia Eólica, Pedro Cavalcanti.

Na pauta da reunião destaques para a regularização e legalização fundiária nas áreas dos parques eólicos; apoio integral ao estudo de uma linha de transmissão para dar suporte as conexões das usinas no litoral e interior do Nordeste; e apoio a logística de transporte de equipamentos pesados por meio de reparo nas estradas de acesso aos parques eólicos.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Flávio Azevedo, o Rio Grande do Norte estará recebendo nos próximos anos, em investimentos nos parques eólicos, a soma de R$ 4 bilhões. Essa é uma soma de recursos privados que equivale a implantação de duas refinarias de petróleo.

Serão gerados 6 mil empregos nos serviços de implantação dos parques eólicos. São empregos de eletricista, pedreiro, topógrafo, operador e montador. Até 2013, todos os parques devem estar em funcionamento, gerando em torno de 2.000 MW, bem mais do que o Estado consome, que é cerca de 600 MW. “O Rio Grande do Norte será autossuficiente e exportador de energia”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula.

Nenhum comentário: