segunda-feira, dezembro 27, 2010

Amigos e familiares se despedem de Noilde Ramalho

Na tarde desta segunda-feira (27), familiares, alunos, ex-alunos e autoridades políticas estiveram presentes no sepultamento da educadora Noilde Ramalho, falecida no último sábado (25) em decorrência de um edema pulmonar. 

Ramalho era diretora da Escola Doméstica há 65 anos e modernizou o conceito de ensino de uma das escolas mais antigas do Rio Grande do Norte. A professora foi também fundadora do Complexo Educacional Henrique Castriciano e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN).

O presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, Manoel de Medeiros Brito, reforçou a importância de Noilde Ramalho ao dizer que “ela consolidou a Escola Doméstica e deu validade aos seus ensinamentos que, até então, não eram reconhecidos pelo Ministério da Educação”, disse. 

Ainda segundo o presidente, a diretora da instituição conseguiu grande aprovação e prestígio das classes política e social, fato que resultou na criação do Complexo Henrique Castriciano e, em 1999, da FARN.“ Ela sempre teve todo apoio e respeito da Liga de Ensino para as ações que realizou. Ela contribuiu para a modernização da Escola Doméstica, que tinha como objetivo formar moças para a casa e sociedade, e estimulou que as estudantes procurassem uma formação superior”, enfatizou Manoel Brito.

Ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, também esteve presente no sepultamento e apontou que Noilde Ramalho era entusiasta das questões ambientais e por duas oportunidades falou em nome das áreas verdes da capital. “Ela tinha grande sensibilidade ambiental e na inauguração do Parque da Cidade e na atualização do Plano Diretor da cidade ela elogiou as nossas ações. Noilde era muito solidária com a nossa gestão”, explicou.

A governadora eleita do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, revelou que partida da diretora foi uma perda dupla. “Além de grande amiga, duas filhas minhas estudaram na Escola Doméstica quando Noilde era diretora. Ela era uma mulher visionária, a frente do seu tempo e entendia que a educação era algo fundamental para a formação e crescimento do Estado. De lá saíram grandes mulheres em diversas áreas como medicina, tecnologia e direito”, lembrou.



Nenhum comentário: