sábado, dezembro 11, 2010

Município de Grossos comemora 57 anos

Hoje, 11, o município de Grossos comemora 57 anos de emancipação política, social e administrativa. Devido a sua importância histórica, a data será festejada com uma programação que inclui eventos culturais, esportivos e educativos.

Na prática, as atividades festivas em alusão ao aniversário da cidade iniciaram na quarta-feira, 8, às 19h, com a final do Campeonato Municipal de Futsal, na Quadra de Esportes Geovani Brito.

Na quinta-feira, 9, no mesmo horário, abertura da I Feira de Ciências, na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus.

Ontem, 10, às 7h, houve apresentação da Feira de Ciências pelos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. Às 8h, 1ª Amostra de Promoção a Saúde, no auditório da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social.

Neste sábado, 11, a programação comemorativa da emancipação política será retomada às 8h, com hasteamento da bandeira na sede da Prefeitura de Grossos. Às 18h, Roda de Capoeira, na Casa da Cultura Popular. E encerrando as atividades, às 19h, haverá um recital na Casa da Cultura Popular.

História 
A área localizada à margem esquerda do rio Mossoró já figurava em mapas nos séculos XVI e XVII. Por volta de 1760, o Sargento-Mor Antônio de Souza Machado estabeleceu-se na localidade e implantou fazendas de criação de gado  em sociedade com seu cunhado  José Alves de Oliveira. A parceria entre os dois fez surgir as oficinas de carne de charque, as primeiras da região, que produziam e comercializavam para o Sul do país.

A denominação Grossos originou-se de uma ilha coberta de um capim muito grosso, conhecida por Ilha dos Capins Grossos.

O território de Grossos foi intensamente disputado, em demorado conflito judicial, pelos Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Sua área era reivindicada pelo Ceará que chegou a transformá-la em vila. Começava então uma longa batalha com o Rio Grande do Norte lutando pela localidade.

Com a brilhante defesa do jurista e Senador da República Rui Barbosa, o Rio Grande do Norte venceu a questão  em 17 de Julho de 1920, assumindo definitivamente os direitos sobre o território de Grossos.

No dia 11 de Dezembro de 1953, através da Lei nº 1.025, Grossos   desmembrou-se de Areia Branca  tornando-se município do Rio Grande do Norte. 

Nenhum comentário: