sexta-feira, janeiro 14, 2011

Caern conclui limpeza do Rio Una e normaliza distibuição de água em cidades da região Agreste

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu a limpeza do leito do Rio Una e melhoramentos no sistema de bombeamento da captação, normalizando a distribuição de água para as cidades de Espírito Santo, Várzea, Santo Antônio e Passagem, na região Agreste. Com as últimas chuvas caídas na área, a água chega à Estação de Tratamento (ETA) com baixo índice de poluição, contribuindo para a utilização de uma menor quantidade de produtos químicos, melhorando a qualidade da água distribuída à população. O sistema integrado fornece diariamente 324 mil litros de água por hora, através das captações do Rio Una e dos riachos Pedras, Salto e Timbó.

A Caern encaminhou projeto à Caixa Econômica Federal, visando a ampliação do sistema de abastecimento de água do Sistema Integrado de Santo Antônio, Espírito Santo, Várzea e Passagem, solicitando a liberação de recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, já assegurados através de contrato do PAC - Pró-Saneamento. Após a aprovação do financiamento, os equipamentos, materiais e serviços serão imediatamente licitados e os melhoramentos iniciados em 90 dias.

O sistema vai receber ampliação dos filtros, construção de reservatório apoiado com capacidade para armazenar 570 mil litros de água, poço de reunião com capacidade para 100 mil litros, para a Elevatória de Várzea, Passagem e Santo Antônio. Ganhará ainda novo prédio da subestação elétrica e montagem de transformador de 300 KVA, já adquirido, além de novos conjuntos de bombeamento para as elevatórias dos três municípios.

Também estão previstas melhorias nas instalações físicas dos prédios, que ganharão novos revestimentos de piso e alvenarias, instalações elétricas e hidrossanitárias, pinturas de filtros, tubulações, alvenaria e esquadrias. A Caern vai instalar ainda seis bombas dosadoras de produtos químicos, para garantir a qualidade da água distribuída à população daquelas cidades.

Nenhum comentário: