terça-feira, janeiro 04, 2011

Santacruzense é destaque em reportagem do Tribuna do Norte

De acordo com a matéria, Gleydson de Lima desenvolveu um único sistema que armazena todas as informações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Antes da implantação do Sistema de Integrado de Gestão (SIG), vários dados dos diversos serviços da UFRN eram armazenados em dados separados ou muitas vezes em arquivos de papel, isto custava tempo e dinheiro reunir tudo. Desde 2007, os alunos podem fazer matrículas online, o reitor pode saber que funcionário consumiu mais diárias ou qual o principal motivo de trancamento de determinado curso.
Em menos de quatro anos de uso, o SIG foi replicado em outras 15 instituições, entre elas o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e 11 universidades federais. O Ministério do Planejamento quer estender a ferramenta para todas as instituições do Brasil. Por isso, Gleydson de Lima tem viajado mensalmente a Brasília. Da sua sala na UFRN, ele também costuma fazer reuniões com pessoas de outros estados por meio de um sistema de videoconferência.
Gleydson de Lima tem 27 anos. Ele conduz uma equipe de 120 pessoas que dão suporte e aprimoram o SIG – a maior equipe de criação de software do estado – na Superintendência de Informática da UFRN desde os 23 anos. Ele também cuida para que essa multidão não interfira na arquitetura original no sistema, uma de suas preocupações.

Nenhum comentário: