segunda-feira, janeiro 24, 2011

SITIO NOVO: FORTE CHUVA FAZ COM QUE O AÇUDE BARRA DA TAPUIA TRANSBORDE APÓS SEIS ANOS

A forte chuva que começou a cair no fim da tarde deste domingo no município caindo pela madrugada assustou a muitos seitionovenses, na cidade foi registrado 200mm, no Distrito da Serra da Tapuia o registro foi de 205mm, no Sitio Exú, na fazenda do Senhor Geraldinho Lourenço, chegou a 270mm e no Sitio Malhada do Galdino mais precisamente na fazenda do senhor Pedro Mafra, foi registrado o maior volume de chuva chegando aos 280mm, segundo o próprio proprietário.

A boa noticia é que com a forte chuva que caiu, o principal açude da cidade que desde 2004 não sangrava, amanheceu esta segunda transbordando virando motivo de festa para população do município que foi até o sangrador do açude para ver de perto sua forte correnteza que acabou interrompendo o acesso as diversas comunidades rurais inclusive ao Distrito da Serra da Tapuia.

A população do Distrito da Serra da Tapuia veio ver de perto a sangria do Açude Barra da Tapuia. Um dos moradores do Distrito, seu Antonio Vitorino não resistiu e caiu na água para comemorar .

Alguns populares que não conseguiram volta pra casa ontem por causa da chuva, contaram com a ajuda de pessoas para enfrentar a correnteza da sangria e conseguiram chegar do outro lado, alguns se arriscaram a atravessar a correnteza de moto. Mais quem não teve coragem de enfrentar a travessia contou com a ajuda do pescador Xixico que abordo de sua canoa conseguiu ajudar algumas pessoas a atravessar o percurso tomado pela água. 
 
Outra turma que também festejou foi os pescadores que aproveitaram o bom momento em que os peixes nadam contra a correnteza para pescar.
A prefeitura tratou de mandar um trator para retirar a vegetação. 
A chuva também causou alguns estragos na parede do Açude como da pra ver na imagem abaixo, o medo agora da população é que hoje caia mais chuva e com isso possa causar um estrago maior na estrutura da parede.  
Na cidade graças as obras de drenagem que estão sendo executadas não teve muito estrago causado pela chuva. Mais como da pra se ver na foto a chuva casou ainda uma deficiência na estrutura de um quiosque que está em construção. 
Na saída da cidade que dá acesso ao município de Lagoa de Velhos a correnteza também é grande. Conseguimos flagrar alguns homens se arriscando na travessia. Para se ter uma idéia do volume de água que se espalha no riacho, a água chegou próximo ao muro da Creche que está em condtrução.
Os moradores do Conjunto do Campo foram os que mais sofreram com a chuva, lá varias casas foram invadida pela a água. A casa de Cosme foi a mais atingida, o morador contou com ajuda de amigos para montar uma barricada que está sendo formada com sacos de areia para se prevenir das próximas chuvas. 

Nenhum comentário: