quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Caicò: Valdemar Araújo é afastado da presidência da Câmara


A Câmara Municipal de Caicó realizou sessão especial, nesta quinta-feira (24), para julgar o processo de afastamento do presidente daquela Casa, Valdemar Araújo (foto 2). A comissão processante, formada pelos Miltão Batista (presidente), Almir Filho (relator) e Cláudio Sandêgi (membro), apresentou o relatório final da apuração de denúncias administrativas contra Valdemar. Em seguida, o advogado de defesa do presidente afastado, João Braz de Araújo, apresentou a defesa oral do seu cliente, que não compareceu à sessão “para não causar constrangimento aos colegas”.

Foram julgados os seguintes aspectos: omissão na nomeação de chefes de gabinetes e funcionários tidos como essências para a assessoria do Legislativo, nomeação de cargos comissionados sem as assinaturas necessárias da Mesa Diretora, recolhimentos das chaves dos gabinetes e dos chips institucionais dos parlamentares, segundo o relatório por pessoas não pertencente ao quadro funcional da instituição, e a ausência de Valdemar, na condição de presidente, para prestar expediente na Câmara.

Dos vereadores presentes, o único voto favorável à permanência de Valdemar foi de Cláudio Sandêgi, que era justamente membro da comissão processante, alegando não haver provas necessárias para a condenação. “Analisamos a documentação juntada ao processo. Então, o nosso posicionamento foi meramente processual. Nós temos o entendimento, de acordo com os autos do processo, de que houve um julgamento político. O nosso posicionamento é de que o vereador Valdemar volte a assumir a presidência dessa Casa”, disse Sandêgi.

O atual presidente da câmara municipal de vereadores Raimundo Inácio Filho, Lobão, PMDB, que continua respondendo interinamente ao cargo até que seja convocada nova eleição, confirmou ao blog de Robson Pires que só disputa reeleição na próxima segunda feira, 28 de fevereiro se for candidato único.

“Não pretendo entrar em conflito com niguém. Se eu for candidato único, tudo bem. Caso contrário, não entrarei na disputa com Leleu Fontes, (que aparece a direita na foto)  já disse que disputará o cargo. Não vejo motivo para briga. Vejo motivo para união. A câmara não pode passar por mais um desgaste, concluiu Lobão. 

Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário: