sábado, fevereiro 12, 2011

Filhote de baleia de quase 4 metros encalha na praia de Muriú

Um filhote de baleia cachalote encalhou neste sábado (12) na praia de Muriú, munícipio de Ceará-Mirim, litoral norte do RN. De acordo com o biólogo Douglas Brandão, responsável pelo Aquário de Natal, o filhote tem de 3 a 4 dias de vida e ainda apresenta o cordão umbilical.


A baleia tem 3 metros e 75 centímetros de cumprimento e está sendo cuidada por uma equipe de quinze profissionais entre biólogos e veterinários de cinco órgãos. Segundo Douglas Brandão, que está no local junto com a equipe, tem profissionais do Ibama, do Instituto Chico Mendes, do projeto de Resgate de Animais Marinhos e do Aquário de Natal na praia para tentar salvar a vida do animal.



O biólogo explicou que o filhote de baleia ainda apresenta o cordão umbilical e que os profissionais estão se revezando para segurar a cabeça dele para que não afunde. "É necessário que fique o tempo inteiro duas pessoas segurando a cabeça do animal porque se ele afundar, não tem muitas chances de sobreviver", explica. Brandão explicou também que os biólogos e veterinários devem passar a noite neste revezamento para proteger a baleia.



O especialista detalhou também que o animal precisará de muito complexo vitamínico, pois trata-se de um filhote. A equipe acredita que a baleia mãe esteja longe, há umas três horas da costa.

Nenhum comentário: