quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Projeto Útero é Vida realizado pela Faern chega esta semana à cidade de Arês


A cidade de Arês, localizada na região Agreste do Estado, recebe amanhã, 17 de fevereiro, mais uma edição do projeto Útero é Vida, que desta vez será promovido na comunidade de Urucará, na zona rural do município. A iniciativa é uma parceria da prefeitura com o Sistema Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Faern)/Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senar), idealizadora do programa.

De acordo com a assessora do Sistema Faern/Senar, Janaína de Paula, essa edição em Arês ainda é a complementação das ações de 2010, que por motivos logísticos não pôde ser realizada em dezembro. "Ainda estamos finalizando essa etapa que seria toda feita em 2010. Os trabalhos de 2011 somente serão promovidos depois do Carnaval. E, aí sim, poderemos realizar todas as 25 edições nas comunidades rurais do Rio Grande do Norte", explicou à assessora.

Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e coordenado no Estado pelo Sistema Faern/Senar, o projeto levará para as mulheres de Arês exames preventivos contra o câncer no colo do útero com o objetivo de realizar 160 exames de prevenção. "Espero o maior número de mulheres no evento. Acredito que será um sucesso, assim como foram os outros já promovidos. A saúde das mulheres da cidade é que vai agradecer o projeto", enfatizou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.

De acordo com José Vieira, as sete ações promovidas em 2010 foram a consolidação de uma ideia que surgiu para prevenir doenças nas regiões menos assistidas pela saúde pública: as áreas rurais. "Em 2010 mostramos, com o projeto Útero é Vida, que essas localidades ainda sofrem de problemas relacionados com a saúde da mulher. O câncer no colo do útero é um deles. E, graças a Deus, conseguimos atingir todas as nossas metas e levar saúde e informação correta para essas senhoras e jovens", ressaltou. Em 2011 novos municípios receberão a caravana da saúde da instituição.

Nenhum comentário: