domingo, março 20, 2011

Agente de endemias afirma que Itajá detém o menor índice de infestação de Dengue no Estado


Localizado na região do Vale do Açu, o município de Itajá está na lista de cidades do Rio Grande do Norte onde verifica-se a menor incidência de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti. É o que garante o servidor público Francisco Neto de Oliveira, "Neto Muriçoca", responsável pela coordenação municipal do setor de combate às doenças endêmicas. Ele disse que por todo o ano de 2010 o município manteve-se imune ao problema. Só este ano apareceram os primeiros focos de larva do inseto vetor em Itajá.

"Neto Muriçoca" declarou que já foi realizado integralmente o primeiro ciclo de ações de prevenção e combate à doença. O trabalho pertinente ao segundo ciclo foi iniciado esta semana. "Passamos quatro ciclos sem registro de proliferação de focos do mosquito, agora, no primeiro ciclo de 2011, apareceu o primeiro foco, no bairro Iguaraçu", relatou o agente de endemias. Frisou que, a partir de tal constatação, imediatamente foi feito o processo de borrifação em todo o bairro, inclusive na residência onde o foco foi identificado e nas habitações adjacentes.

APOIO - O coordenador destacou que o bom desempenho alcançado por Itajá nas ações antidengue se deve à colaboração que tem sido dada pela coletividade. "É importante ressaltar que, se temos um baixo índice de infestação de focos do mosquito da dengue isso é porque nosso trabalho tem contado com a cooperação da população", reiterou. Para ele, a contribuição dos habitantes no sentido de seguir as recomendações do setor de saúde pública tem feito a diferença. "Por isso (a ajuda popular) estamos bem em relação a outras cidades do estado. Acredito que Itajá detém o menor índice de infestação (de focos da dengue) do Rio Grande do Norte", prognosticou, concluindo.
Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário: