quinta-feira, março 17, 2011

Equador comemora hoje 48 anos de sua emancipação


No ano de 1856, nas proximidades do rio das Quintas, teve início uma povoação  quando o Sr. Simão Gomes da Silva, pagando uma promessa, doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem a São Sebastião. A capela foi construída e o primeiro nome que o povoado recebeu foi Periquito numa referência a grande quantidade desse tipo de passarinhos existente na região.


Em 1917, o povoado de nome Periquito teve seu nome mudado para Equador, cumprindo uma ordem recebida da Intendência de Jardim do Seridó que naquele tempo era município sede e responsável pela localidade. Equador passou a ser distrito do município de Parelhas, após vinte e um anos, pelo Decreto nº 603, de 31 de outubro de 1938, mas sua consolidação só ocorreu no mês de janeiro de 1939. Em cumprimento à Lei no 2.799, no dia 11 de maio de 1962, Equador desmembrou-se de Parelhas e tornou-se município do Rio Grande do Norte.


Em 17 de março de 1963 ao mesmo tempo que ocorria sua instalação, tomava posse o primeiro prefeito, nomeado pelo governador do Estado.



Nenhum comentário: