quinta-feira, março 17, 2011

Instalada comissão sobre prevenção de catástrofes climáticas


Foi instalada nesta tarde a Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes. O relator será o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) e a mesa será composta pela presidente: deputada Perpétua Almeida (PcdoB-AC); 1º vice-presidente: Onofre Santo Agostini (DEM-SC); 2º vice-presidente: Jorginho Mello (PSDB-SC); e 3º vice-presidente, Dr. Paulo César (PR-RJ).

A comissão foi criada após enchentes e deslizamentos terem provocado centenas de mortes no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais, no início do ano.

Segundo Glauber Braga, existem mais de 100 projetos em tramitação na Câmara e no Senado relativos à prevenção de catástrofes climáticas. O parlamentar pretende fazer um levantamento das propostas e sintetizá-las em um único substitutivo.

Glauber Braga, que mora em Nova Friburgo, na região serrana do Rio, disse que ele próprio vivenciou o problema dos deslizamentos, ao acordar de madrugada com a casa balançando. 

A criação do colegiado foi recomendada pela Comissão Representativa do Congresso Nacional, que se reuniu no dia 20 de janeiro, durante o recesso parlamentar, para analisar a liberação de recursos às vítimas das chuvas.

Ainda não foi marcada a data da próxima reunião.

Nenhum comentário: