domingo, março 13, 2011

Operação da polícia ambiental Jardim do Seridó


Uma operação programada e comandada pelo Sgtº Cincinato da PM Ambiental do 6º BPM de Caicó, com o total apoio do comandante da 2ª Cia de Polícia de Jardim do Seridó, Cap. Moacir, apreendeu 69 pássaros, 75 gaiolas, 2 viveiros e um Gato do Mato.
A operação foi deflagrada após várias denúncias anônimas, tendo sido executado em apenas em 3 bairros da cidade de Jardim do Seridó, sendo que em nenhum dos casos de apreensão dos pássaros houve prisão ou multa, já que os policiais faziam as abordagens e pedia a “doação” voluntária dos animais, caso contrário o proprietário os seriam autuados em flagrante delito.
Entre os pássaros apreendidos, vários deles estão em avançados processos de extinção, o que torna muito mais importante o brilhante trabalho da Polícia Ambiental. “Apreendemos várias espécies em extinção, como por exemplo: Azulão, Asa Branca, Xexeu de Bananeira, Bico de Osso, Canário da Terra, entre tantos outros”. Afirmou o Sgtº Cincinato. “Assim como no caso dos pássaros, a dona do Gato do Mato também “doou” a animal para nós, mas caso não tivesse sido doado faríamos a apreensão do animal e o flagrante do proprietário do local do cativeiro, pois manter animal silvestre preso é crime”. Completou o Sgtº Cincinato.
Um fato que causou muita revolta na equipe foi a forma desumana e covarde na qual se encontrava um casal de filhotes de periquitos. Após as apreensões os animais foram conduzidos em um caminhão ¾ baú para a sede da Polícia Ambiental em Caicó, de onde serão encaminhados para reservas ambientais do RN, logo após passarem pela avaliação de um profissional veterinário.
Fonte: Paulo Barra Pesada

Nenhum comentário: