domingo, março 20, 2011

Santa Cruz recebe energia positiva de torcedores rivais pelo interior

Tenho certeza absoluta que apenas os torcedores do mais querido são os únicos que gostariam de ver o alvinegro da capital potiguar se sagrar mais uma vez campeão estadual. Entre tanto uma grande número de torcedores abcedistas que residem na região do trairy não se sentiriam decepcionados com uma vitoria do tricolor, feito que esse que entraria para historia do Sport Clube Santa Cruz que completará neste ano oito anos de existencia.
Até seu Segundo, que eu considero o torcedor do ABC mais apaixonado de Sitio Novo disse que não se sentiria frustrado caso o Santa Cruz confirme seu favoritismo vencendo o maior campeão estadual.    
A História do Sport Club Santa Cruz
Com a inauguração do estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão), que aconteceu no dia 1º de novembro de 2003, veio a idéia de montar um time profissional de futebol em Santa Cruz, que pudesse representar a cidade nas competições estaduais.  A primeira pessoa a alimentar esse sonho foi o funcionário público e desportista João Cavalcanti de Albuquerque Filho(Joãozinho), que compartilhou o seu sonho com o amigo e também desportista Willians Ribeiro, que prontamente se colocou a disposição para seguir em frente com o projeto. Joãozinho conseguiu mobilizar outros desportistas, que até então só tinham tido experiência com o futebol amador(Jackson Jaedyson, Ernesto Luiz e outros), e também assegurou o apoio ao seu projeto da prefeitura municipal da cidade que tinha a frente o então prefeito Luiz Antonio Lourenço de Farias(Tomba), que seria escolhido posteriormente  presidente de honra do clube. Depois de toda a mobilização e algumas reuniões não demorou muito para a criação oficialmente do Sport Club Santa Cruz, que aconteceu no dia 30 de novembro de 2003.

As Primeiras Partidas: O primeiro passo, ainda como um time amador, foi observar os campeonatos da região para avaliar os jogadores que poderiam ser aproveitados pelo Santa Cruz. O grupo de jogadores que era comandado por Ernesto Luiz(primeiro técnico), foi se formando e o time realizava suas primeiras partidas amistosas. O primeiro confronto contra um adversário da 1ª divisão do estado aconteceu em janeiro de 2004, num amistoso realizado no estádio Coronel José Bezerra (Currais Novos), contra o Potiguar daquela cidade, o placar terminou em 2 a 1 para os anfitriões.

A Profissionalização: Só em abril de 2004 o time amador se transformou em um clube de futebol profissional, cujo primeiro presidente foi João Cavalcanti e o vice Ernesto Luiz, o objetivo era disputar no segundo semestre de 2004, a primeira edição do Campeonato Estadual da 2ª divisão que seria promovida pela Federação Norte-riograndense de Futebol – FNF.

Primeira Conquista: Para a primeira competição que o Santa Cruz disputaria como profissional, o Estadual da 2ª divisão a diretoria do clube trouxe jogadores experientes que foram mesclados com alguns garotos da região; O treinador foi o ex-jogador José Soares, que comandou o time na campanha brilhante em que o Santa Cruz ficou com o titulo do campeonato e consequentimente o direito de participar no ano seguinte do Campeonato Estadual da 1ª divisão

Naquele momento o Santa Cruz já era conhecido em todo o estado e já tinha uma torcida apaixonada, que nas partidas do Iberezão sempre esteve ao lado do time.

Cores: O verde, vermelho e branco do Santa Cruz não foram escolhidos aleatoriamente, na verdade são cores predominantes na bandeira da cidade de Santa Cruz. A escolha foi uma forma de homenagear a cidade como também a escolha do nome.

O Gavião Do Trairy: A escolha do mascote do Santa Cruz se deu através de um processo democrático, onde os próprios torcedores puderam participar. A diretoria do clube organizou uma eleição de desenhos. O vencedor seria escolhido como mascote, depois de varias etapas venceu o desenho de um Gavião, por isso que o Santa Cruz também é chamado de “Gavião do Trairy”. O gavião (mascote), ave símbolo da região Trairy onde está localizado o município de Santa Cruz.


Nenhum comentário: