quinta-feira, março 24, 2011

Sesap promove avanços na ortopedia do SUS/RN


As filas de espera no Rio Grande do Norte por uma cirurgia eletiva de ortopedia vêm diminuindo. Somente no Hospital Walfredo Gurgel, onde já houve 100 pessoas nos corredores à espera deste tipo de cirurgia, na manhã desta quarta-feira (23), apenas 12 pacientes aguardavam a liberação da Secretaria Municipal de Saúde de Natal para realizar o procedimento. Esse avanço é resultado do trabalho empreendido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que organizou e deu resolutividade à rede de hospitais do Estado, possibilitando a realização de cirurgias de ortopedia nas unidades situadas em municípios como Parnamirim, Currais Novos e Mossoró.

Dados do Livro de Encaminhamentos da Unidade de Gerenciamento de Vagas do Walfredo mostram que desde o último dia 3, a média de espera para transferência dos pacientes não tem ultrapassado quatro dias. Inclusive, há casos em que o paciente deu entrada, foi internado e transferido na mesma data.

Segundo o coordenador estadual de ortopedia, o médico Jean Valber, a organização do serviço no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, foi fundamental para o Walfredo Gurgel chegar a essa performance. O serviço de trauma do Deoclécio registra, atualmente, uma média diária de 8 a 10 atendimentos. A organização do serviço também chegou aos hospitais Tancredo Neves e Tarcísio Maia, em Mossoró, e o Regional de Currais Novos, além dos hospitais Memorial, Médico-Cirúrgico e Pronto-Clínica Paulo Gurgel, em Natal.

Nenhum comentário: