segunda-feira, abril 04, 2011

Extremoz e Gov. Dix-Sept Rosado completam 48 anos


Extremoz
No final do século XVIII, a paz e a fartura reinavam na aldeia de São Miguel do Guajirú e seus habitantes, os índios Tupi e Paiacu, mantinham um bom relacionamento com o trabalho catequético desenvolvido pelos padres jesuítas. A ganância dos colonizadores, no entanto, falou mais alto e, em 1757, eles expusaram os líderes religiosos da localidade. Os jesuítas foram embora, mas deixaram na aldeia 1.429 pessoas, fartura de gado e víveres, além da mais linda igreja da capitania. Em 1758, o Desembargador Bernardo Coelho Gama Casco fundava na localidade a Vila nova de Extremoz, a primeira vila do Rio Grande do Norte. Em 18 de agosto de 1855, a sede da vila foi transferida para o povoado de Boca da Mata, tornando-se Vila de Ceará Mirim. A execução dessa mudança foi suspensa no dia 4 de setembro de 1856, e voltou a ser confirmada em 30 de julho de 1858. Assim, Extremoz voltava à concição de povoado, permanecendo por 105 anos, quando, através da lei n° 2.876, de 4 de abril de 1963, desmembrou-se de Ceará Mirim para ter autonomia municipal. 

Governador Dix-Sept Rosado

No ano de 1806, o Capitão pioneiro morreu sendo sucedido por seu filho, também Sebastião Machado de Aguiar, que tinha o mesmo estilo desbravador que caracterizou o seu pai.

Em 1870, teve início nos sítios Gangorrinha e Quixaba de São Bento, uma produção de liliáceas que deu origem a grande atividade econômica voltada para o comércio do alho fazendo com que durante algum tempo, a localidade fosse chamada de capital do alho.

Pela sua localização na orla do rio Mossoró o povoado sofreu muito com as águas que transbordavam. Por causa das grandes enchentes do rio São Sebastião ficou algum tempo sem sua capela, mas a população, liderada por Manuel Joaquim de Oliveira, reconstruiu a igreja com melhor estrutura, duas torres ornamentais e em 1941, passou à condição de Igreja Matriz. Em 1943, dois anos depois, o povoado passou a se chamar Sebastianópolis.

Em 1912, o farmacêutico Jerônimo Rosado aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras, deu início a uma indústria de extração de gipsita. O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Dix-Neuf Rosado Maia. Nascido em Mossoró em 1911, Jerônimo continuou a trabalhar nas jazidas de gesso do pai, avançou na atividade pública em 1948, foi eleito prefeito de sua terra. Em 1950, foi eleito em campanha memorável, Governador do Estado do Rio Grande do Norte.

Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-Sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste. Pela Lei no 2.878, de 4 de abril de 1963, Governador Dix-Sept Rosado desmembrou-se de Mossoró e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: