segunda-feira, abril 25, 2011

País é o 3º em que mais se crê em um 'ser supremo'

Pesquisa realizada em 23 países pelo instituto Ipsos, por encomenda da agência de notícias Reuters, mostra que 51% da população mundial acredita em "Deus ou em um ser supremo". 


Foram ouvidas 18.829 pessoas e 18% declararam não acreditar em nenhuma entidade divina. Outros 17% disseram que "não têm certeza". 



O Brasil ganhou destaque na pesquisa. É o terceiro país em que mais se acredita em "Deus ou em um ser supremo": 84% dos brasileiros entrevistados afirmaram sua crença. Em primeiro lugar na lista está a Indonésia (93%), seguida da Turquia (91%). 



Além disso, 32% dos brasileiros disseram acreditar em uma vida após a morte e 12% compartilham da crença na reencarnação. Nesse quesito, o Brasil ficou atrás apenas da Hungria (13%). 



Embora a maioria dos pesquisados em todo o mundo acredite na vida após a morte, pouco menos de um quarto aceita a ideia de que as pessoas vão para o paraíso ou para o inferno. 

Na outra ponta

Os franceses ocupam o primeiro lugar na outra extremidade da lista, ou seja, a dos que não acreditam em "Deus, deuses, ser ou seres supremos".

Na França, 39% dos entrevistados se declararam descrentes. A Suécia aparece em segundo lugar, com 37% da população nessa categoria. Em seguida, vem a Bélgica (36%.) No Brasil, segundo os dados do Ipsos, apenas 3% dos entrevistados disseram não acreditar em Deus ou seres supremos. Também é pequeno o percentual de brasileiros que "às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam": somente 4%.

Três países asiáticos são os que possuem maior percentual de "indecisos": Japão, China e Coreia do Sul.

Nenhum comentário: