domingo, abril 03, 2011

Prefeitura de Santa Cruz não paga insalubridades a agentes de saúde aprovados em último concurso.


Os Agentes Comunitários de Saúde novatos, aprovados no último Concurso Público, esperam há mais dez meses pela insalubridade, como também os profissionais de enfermagem. A “alegação” é porque o município não tem médico do trabalho para realizar uma perícia e que estaria contratando em breve tal profissional(ais), que por fim, despacharia o laudo tanto cobrado por ele. Isso não só traria a garantia de terem os seus direitos adquiridos e o conforto de serem tratados iguais, conforme prever a lei, como também, o prestígio do prefeito de resolver tudo na forma LEGAL, mas, mês a mês foi prometido que se contrataria esse pessoal, até então, nada. Incontáveis requerimentos foram enviados durante todo esse período. Todos os outros Agentes Comunitários, antigos, recebem a insalubridade merecida e a resposta usada pelo prefeito para tentar justificar a diferença de tratamento entre os agentes antigos e os novatos, não convence nem a ele mesmo.

Os agentes novatos cansados de esperarem e de serem tratados desiguais, com o intuito de resolver a situação e garantirem por fim seus direitos, eles foram propor ao prefeito, que os mesmos pagariam do próprio bolso a contratação de um profissional médico do trabalho, porém, ele os garantissem os seus direitos. Agindo de imediato, sem opção, o prefeito deu a PALAVRA dele de que começaria a pagar a insalubridade a partir do momento que chegassem com o laudo favorável aos mesmos, no entanto, se negou a fazer isso por escrito.

E assim os agentes fizeram, acreditando na postura do gestor, contrataram uma médica do trabalho e foram periciados e posteriormente, após ter concluído o laudo, esse foi entregue a prefeitura em Fevereiro, e até hoje (Abril) não receberam nem insalubridade, nem desculpas, por mais que estas não sejam justificáveis e aceitas. Os agentes prometem fazer valer o dinheiro investido com o laudo, como também, seus direitos de servidor, por assumirem uma função de risco.
Do Blog O Boca de Ferro

Nenhum comentário: