quinta-feira, abril 21, 2011

Secretário esclarece morte de animais com suspeita de calazar em Alto do Rodrigues


O secretário de Saúde da cidade de Alto do Rodrigues se pronunciou sobre a matança de 26 cachorros suspeitos de contaminação com calazar. Pelo site oficial da prefeitura, o secretário Arnóbio Abreu destacou que o programa visa prevenir o surto da doença na cidade.

Segundo Arnóbio, a ação foi acompanhada por agentes de endemias e veterinários e aconteceu devido à preocupação com os vários registros de casos da doença na cidade de Alto do Rodrigues. "Nós avisamos à população durante a semana que os cachorros de rua seriam recolhidos e os donos tinham o prazo de 24 horas para buscá-los. A ação foi planejada pelo programa de erradicação de calazar", afirmou o secretário.

O programa teria levado em consideração a presença de sintomas da doença como emagrecimento, crescimento exagerado das unhas, feridas nas orelhas, patas e focinho, perda de pelo no corpo e ao redor dos olhos, mas o comunicado não informa se foram realizados exames laboratoriais para a comprovação da doença.

Segundo informações repassadas pelo site, existem cerca de 2.400 cães na cidade. Dos 60 cachorros de rua levados pela carrocinha, 26 deles tiveram que ser sacrificados sob suspeita da doença. Ainda segundo informações do site todo, o processo foi acompanhado por agentes e veterinários. Os animais foram sedados para depois acontecer o procedimento. 
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: