segunda-feira, maio 16, 2011

Câmara Municipal: Educação e Saúde são os principais temas de discussão na 2° Sessão Ordinária do mês de Maio

Após o Presidente da Câmara Municipal de Sitio Novo/RN, Inácio Marcos das Silva facultar a palavra aos vereadores, o vereador José Lucas alertou aos demais colegas sobre supostas reclamações recebidas por ele através de alguns pais de alunos das comunidades onde o Ônibus Escolar é responsável pelo transporte dos mesmos. Segundo o vereador as reclamações vêm devido às ausências de alguns alunos que estão sendo prejudicados devido à sequencias de chuvas que caiem no município fazendo com que o veiculo não cumpra sua rota deixando alguns alunos impedidos de chegar à escolar.

Para o vereador, o problema não é apenas das chuvas, como também da falta de veículos para percorrer uma rota que no ano anterior era atendida por dois veículos de pequeno porte e duas caminhonetas os quais foram substituídos pelo Ônibus.

Em seguida a vereadora Aninha de Paulo explicou que a prefeita Wanira, já foi informada sobre o fato e tratou de convocar a secretária de educação Josefa Fernandes para que seja tomada as providencias diante do ocorrido. A vereadora pediu ainda para que os pais dos alunos prejudicados vão até a secretaria de educação para que juntamente com a secretária possam solucionar o problema.

Já a vereadora Luzia Izaura (Branquinha) acha que os conselhos municipais devem ser mais atuantes nesses casos, para resolver e cobrar da administração que esses serviços sejam executados corretamente e com responsabilidade. Para ela os problemas devem ser primeiramente levados aos conselhos que juntamente com administração buscarão formas para resolvê-los.

Dando sequencia à discussão sobre o transporte escolar a vereadora Lucinalva Régia, apesar de concordar que os conselhos deveriam serem mais atuantes, a vereadora alertou que o problema requer certa urgência para ser resolvido. Para Lucinalva o problema que está ocorrendo hoje em relação ao Ônibus Escolar, já era de se esperar porque antes o percurso era realizado por quatro veículos e hoje apenas um está suprindo a demanda de alunos que por sinal não diminuiu.

Dando continuidade a vereadora Luncinalva deu inicio a outra discussão, desta vez com relação à saúde. Lucinalva iniciou a discussão lamentando o afastamento do dentista Hilton que segundo ela passou em concurso na cidade de Santa Cruz e não faz mais parte do quadro municipal. Disse também ficado ter triste ao ver um anuncio na V USARP, onde o município de Sitio Novo estaria precisando de médico para PSF, depois de ter aprovado um projeto dando aumento no salário do médico do PSF e do Plantonista, as vereadoras Branquinha e Aninha terem confirmado que as equipes do PSF estavam completas.

Outro fato levantado pela vereadora na discussão foi o baixo índice na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no município. Segundo ela o motivo para o baixo índice seria a falta de transporte das equipes responsáveis por realizar a vacinação na zona rural.

A vereadora Branquinha justificou o fato de recomendar que os problemas ocorridos com relação à educação fossem levados ao conselho. Segundo ela, não se referiu ao problema em discussão e sim aos demais que venha a ocorrer, evitando tamanha repercussão e demora para que sejam resolvidos.  

Com relação ao dentista Hilton, a vereadora disse saber que o mesmo estaria de férias e que é essa informação que a população do Distrito da Serra da Tapuia tem. Mais prometeu que irá saber a verdadeira situação em relação ao dentista. Sobre o baixo índice de vacinação Branquinha disse desconhecer se o problema é realmente a falta de transporte e também irá procurar a secretaria para saber do caso.

A vereadora Aninha de Paulo mostrou surpresa com relação à declaração de Lucinalva sobre o afastamento do dentista Hilton. Já que o mesmo até agora não comunicou tal fato a administração.

Já sobre a falta de médico visto em um anuncio pela vereadora, Aninha mais uma vez mostrou-se surpresa já que foi a própria prefeita que contratou os médicos Mario Toscano e Marcos Daniel e garantiu com convicção que as duas equipes do PSF do município estão sim compostas por seus profissionais.

Sobre a falta de transporte para equipes de vacinação a vereadora disse não entender, já que os carros do selo e de Neto Correia estão prontos para atender as necessidades de locomoção das equipes de saúde alegando que o motivo poderá ser outro e não a falta de carro.

Como a discussão entrou na área da saúde o presidente Inácio Marcos trouxe uma reclamação de um pai que esteve na Unidade Mista Mª Aparecida Ferreira de Medeiros com seu filho que estava com febre. Após ser medicada a criança ficou em observação para que no dia seguinte as 08hs ao iniciar o atendimento o médico pudesse atendê-la. Segundo o presidente após algumas tentativas em vão para que o médico atendesse a criança no horário previsto, o próprio pai teve que se dirigir até o quarto do médico para que mesmo atendesse seu filho. O fato fez com que o presidente chamasse a atenção da Secretária de Saúde Cleiza para que seja tomada providencias com relação à reclamação exposta por ele lembrando que há oito dias a casa aprovou um projeto dando aumento ao profissional.

Nenhum comentário: