sábado, maio 14, 2011

Campanha de vacinação não atinge meta e é prorrogado no RN


A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta sexta-feira e um balanço preliminar, com dados repassados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, informou que 18 milhões de pessoas foram vacinadas.

O número representa 60,24% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% desse grupo, o equivalente a 24 milhões de pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, 65% das crianças de 6 meses a 2 anos foram vacinadas. O índice de imunização das pessoas com 60 anos ou mais ficou em 63% e em seguida vieram trabalhadores de saúde (60,6%), gestantes (39,47%) e indígenas (38,07%).

O ministério recomenda aos Estados e municípios que não atingiram as metas para continuar a vacinação até chegar ao percentual de 80%. Cabe aos gestores locais de saúde definir as estratégias para prorrogar a campanha, com base nas coberturas vacinais de cada grupo prioritário.

O baixo percentual de adesão motivou 18 Estados brasileiros e alguns municípios a anunciar a prorrogação de suas campanhas. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Acre, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Amapá, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, além do Distrito Federal.

No Estado a campanha será realizada até a próxima sexta-feira, 20. O objetivo é atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde de atingir 80% do público-alvo (o que significa 466.690 mil pessoas, entre os grupos elegíveis).

Para a campanha de 2011 a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu do Ministério da Saúde 510.090 mil doses da vacina. Em todo o RN estão disponíveis 1.746 postos de vacinação.

Nenhum comentário: