sexta-feira, maio 06, 2011

Projeto da Caern transforma moradores de Afonso Bezerra em multiplicadores ambientais

Um projeto de educação ambiental desenvolvido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está mobilizando todas as 14 escolas localizadas no município de Afonso Bezerra, na região Central do Estado, situado a 168 quilômetros de Natal. O lançamento do projeto "Ambiente Vivo" aconteceu na noite dessa terça-feira (3) no ginásio de esportes da cidade. A iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal, vai transformar cerca de 3.500 alunos, professores e agentes de saúde em multiplicadores ambientais.


O "Ambiente Vivo" estimula a discussão de temas relacionados à questão do saneamento básico, em especial, o uso racional da água e a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário. Afonso Bezerra possui 60% de rede coletora de esgotos e, apesar do índice, superior a cidades como Natal, por exemplo, é grande a incidência de ligações clandestinas e obstruções (transbordamentos) provocadas pela utilização inadequada do sistema.

"Há muito lixo lançado na tubulação através dos vasos sanitários, pias e ligações clandestinas de água de chuva na rede de esgotos. Estamos orientando a população e mostrando a ela que saneamento básico é uma ação coletiva, que depende da participação não só do poder público, mas de toda a sociedade", enfatiza a coordenadora do projeto, Roberta Medeiros. Segundo ela, após o trabalho de mobilização de agentes de saúde e professores, os cerca de 3.200 alunos das 14 escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino farão trabalhos e atividades sobre a questão do saneamento básico dentro e fora de sala de aula.


Nenhum comentário: