terça-feira, maio 24, 2011

Secretária de educação comenta notoriedade da professora Amanda Gurgel


Para a secretária de estado da educação, Betânia Ramalho, o caso da professora Amanda Gurgel é emblemático. A titular pasta disse não ter se surpreendido com a fala da professora que ganhou fama nacional ao expor a realidade da educação durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “Eu já a conhecia. Ela atuava no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, conta a secretária, que também é professora da referida instituição.

Sobre o quadro da educação, mostrado pela professora Amanda Gurgel, a secretária afirmou ser um histórico conhecido pela população de todo o país. Além disso, ela ressaltou que essa é uma realidade não apenas do Brasil e que muitos daqueles hoje considerados desenvolvidos, passaram por situação semelhante há algumas décadas. “Os professores dos demais países, como na Espanha no final da década de 1980, por exemplo, passaram por esse processo de greve, com reivindicações, e hoje vivem uma realidade completamente diferente”, lembra.

A secretária nega a existência de um movimento para desqualificar as declarações da professora Amanda Gurgel, devido ao fato de que ela entrou nos quadros do ensino público por um concurso em 2007 e logo em seguida, pediu afastamento por um problema de saúde. “Isso é legal, é justo, no entanto há uma quantidade enorme de professores nessa situação. Não é o caso de querer desqualificar, pois ela toca em um assunto que é preciso ser repensado”, completa Betânia. 

Durante sua participação em um programa em rede nacional, na tarde de ontem (22), a professora Amanda Gurgel lançou a campanha “10% do PIB (Produto Interno Bruto) já”. A sugestão da professora é que essa porcentagem seja empregada na educação pública, a cada ano.

De acordo com a Betânia Ramalho, essa é uma reivindicação de toda a categoria. “O Brasil tem hoje ótimos resultados na economia e precisa repensar a educação, principalmente a pública”, analisa.

Em 2010, o PIB brasileiro totalizou mais de R$ 3,6 trilhões.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário: